Diga News

6 atividades para relaxar e mandar bem nos estudos

Todos os anos, estudantes de diversas partes do país iniciam a preparação para o vestibular. Muitos seguem um planejamento rígido de estudos, com dedicação e uma série de abdicações em busca da tão sonhada aprovação.

Mas, mesmo depois de tanto empenho, alguns vestibulandos não se saem tão bem quanto esperavam nas provas. Na checagem do gabarito, se irritam ao perceber que erraram questões simples por falta de atenção.

A dificuldade de se concentrar na hora do processo seletivo é muito comum e, de fato, atrapalha o rendimento. O que muitos candidatos não sabem, ou ignoram, é que a causa dessa “autossabotagem” pode ser a sobrecarga mental. Passar o dia todo focado nos estudos é prejudicial!

O alerta é da professora do curso de Educação Física da Rede UniFTC, Aline Adães: “Dedicar muitas horas aos estudos pode gerar contraturas musculares, dores no corpo, insônia, que se não forem gerenciados adequadamente podem te prejudicar ao longo de sua preparação ou pior ainda, no dia da prova. Há estudos que mostram que o cérebro acaba diminuindo a sua capacidade de concentração e habilidade de aprendizado quando submetido ao estresse”.

Desse modo, é preciso incluir momentos de “respiro” e lazer na rotina para aliviar a ansiedade e potencializar a aprendizagem. Confira as dicas:

Movimente-se

Para alcançar melhores resultados e aumentar o desempenho cognitivo, a prática habitual de atividade física é muito vantajosa. Ela amplia a autoestima, colabora para um sono mais tranquilo e promove disposição o dia todo. Existem várias opções: caminhar, correr, subir e descer escadas, jogar futebol, pular corda, pedalar, dançar… Escolha a que mais te agrada e separe de 30 a 60 minutos do seu dia para praticá-la.

Yoga e Meditação

Estamos vivendo momentos difíceis e nunca foi tão importante cuidar do emocional. Antes de se debruçar sobre o material de estudos ou fazer uma prova, o seu corpo precisa estar descansado e sua mente tranquila.  A Yoga  e a Meditação podem te ajudar a relaxar e se conectar com você mesmo(a).

Os movimentos do corpo aliados à respiração cadenciada reduzem o estresse e a tensão, além de melhorar a memorização. Aposte nessas práticas para silenciar os pensamentos e “abraçar” as provas sem autocobrança. Lembre-se: a saúde física e a mental caminham juntas, assim como seu êxito em todas as áreas.

Assistir filmes e séries

Não é porque você está se preparando para o vestibular, que deve abrir mão das diversões. Tudo é equilíbrio! Reserve um período para maratonar sua série preferida ou assistir aquele filme que todo mundo está recomendando. Muitos conhecimentos são absorvidos de forma não intencional e enriquecem sua “bagagem” e visão de mundo.

Sessão de “spa”

Tomar um banho demorado, hidratar o cabelo, cuidar da barba e usar produtos skincare podem ser atividades comuns e diárias para algumas pessoas. Mas, para quem tem a vida “atarefada”, como vestibulandos, essas ações representam instantes valiosos. Com uma música ao fundo, se tornam ainda mais relaxantes.

Veja também: O que o Jazz e o Profissional do Futuro têm a ver?

Cozinhar

Tirar um tempinho para testar uma receita também ajuda a “desanuviar”. Você direciona todas as suas energias na mistura de ingredientes e se empenha para que o resultado seja incrível e saboroso. Para os ansiosos, esse também é um exercício de paciência!

Sugestão de meme: n achei o gif, salvei duas opções de imagens na pasta

Preserve as amizades

Alguns estudantes abandonam totalmente a vida social quando estão se preparando para um vestibular, na esperança de que quando passarem, poderão correr atrás do tempo “perdido”, reencontrando a família e os amigos. Erro gravíssimo! Apesar das pessoas que nos amam compreenderem nosso “sumiço”, conversar “olho no olho” ou por videochamada, por conta da pandemia, é essencial para desabafar, afastar sentimentos negativos, e renovar as forças para seguir a caminhada.

Experimentar outras atividades e se permitir não fazer nada também é válido. O descanso e a descontração são defendidos por vários estudiosos como ferramentas para elevar a produtividade. “Os efeitos vão desde uma melhor oxigenação do cérebro, culminando com uma melhora da atividade neural e aumento de capacidade de aprendizado, à liberação de neurotransmissores que causam prazer e bem estar, melhora do humor, e redução de nervosismo”, complementa a professora Aline.

Então, reveja sua rotina e adicione atividades que te façam feliz. Assim, você estará potencializando seus estudos! Nós, da UniFTC, te esperamos!

Continue a leitura: 10 dias para o vestibulando fazer uma boa prova

Vânia Castro
Comunicação e Marketing