Diga News

A GRANDE CARTADA FINAL – POR JORGE SILVA

Por Jorge Silva

Primeiro devo confessar que também errei em subestimar a capacidade política do Bolsonaro. Cheguei a afirmar que se fosse na idade média ele teria alguma chance de presidir o maior país da América do Sul. O PT errou também, e feio! Muito mais do que eu. Pois, o partido, conta com dezenas de cientistas políticos e marqueteiros muito bem pagos, inclusive, na sua assessoria. E não conseguiu detectar o perigo que se aproximava cada vez mais.

O Chamado centro direita errou muito mais! O PSDB apostou em uma grande aliança política que lhe desse muito tempo de TV. E foi inútil. Isso transformou o Bolsonaro em um pobre que necessitava de ajuda, pois tinha apenas 28 segundo de televisão para enfrentar o que eles chamavam de “sistema politico apodrecido” ou de simplesmente de “velha política”. Estavam certíssimos, por que a Operação Lava Jato, associada a grande mídia, fez um trabalho para qualquer tosco muito esperto driblar a normalidade e ganhar a eleição. E para isso não precisava mais de tempo de TV, as armas já estavam nas mãos de cada brasileiro, simplesmente um celular com acesso ao Whatts ap! E nesse caso ai também não precisava de boas ideias, textos longos, burocracia. Brasileiro não gosta disso, mas adora uma boa piada! Apenas bons clichês o ajudavam. Frases de efeito que combinassem bem com o momento.
Como não percebemos isso? Impossível, em partes, pois somos um pouco mais racionais, talvez, e não acreditávamos que o povo brasileiro, depois de tantas conquistas sociais e econômicas, fosse entrar nessa onda. Foi exatamente esse convencimento que nos derrotou e, pelo visto, continua a nos derrotar.
Bolsonaro é o anormal. Por que grande parte da sociedade brasileira também é. Ele nada de braçadas nesse espaço que nós, normais, não conseguimos penetrar. No segundo turno percebi, tardiamente, que o nosso discurso o fazia ganhar cada vez mais votos. Pois continuamos no tradicional e a parte majoritária da sociedade estava interessada no que fosse anormal. Muito diferente do que estávamos propondo. Também, até hoje, continuamos a comunicar apenas entre nós. E o espaço continua grande para ele penetrar com as suas brilhantes ideias.
O Covide 19 vai mudar vários paradigmas no Mundo. Inclusive o econômico. Mas o Bolsonaro, espertamente, continua se beneficiando do anormal, ele é o único Chefe de Estado que está contrariando a ciência. E é ai onde ele cresce! O pronunciamento dele é um dos assuntos mais comentados na internet, desde terça – feira passada. E a excelente fala do Lula não. Por que será? Não sei também, quando conseguirmos desvendar esse mistério vamos ganhar novamente uma eleição.
É obvio que o empresário não quer a empresa parada. É mais do que óbvio também que brasileiro não gosta de ficar em casa parado. Com certeza vai faltar comida na casa de todos os isolados. E o Bolsonaro foi genial antecipando um discurso radicalmente contra o confinamento e ganhou todos que são contra esse método orientado pela OMS. E mais uma vez ele se antecipou e apontou os culpados pelo caos. É um excelente narcisista! A economia não ia crescer da forma como o Paulo Guedes conduz, mas, agora, a culpa não é mais do governo dele, é dos Governadores que interromperam a produção e o consumo sem nenhuma necessidade. O isolamento vai reduzir o número de vítimas e ele vai se beneficiar disso provando que era sim apenas uma histeria. E quem tiver muitos prejuízos econômicos vai concordar.
No entanto, essa atitude foi muito bem estudada e é a grande cartada final do Bolsonaro. Se ele acertar, nós vamos ter que lutar muito para conseguir ganhar uma eleição dele.

Jorge Silva, economista, filho de agricultor familiar fundador do PT em Itiúba, militante do PT desde adolescente, Foi assessor do então deputado JAQUES WAGNER, trabalhou na liderança do PT na assembleia legislativa, foi Chefe de Gabinete da prefeita Cecília e atualmente no Bahia Produtiva.