Diga News

Agenda de desenvolvimento sustentável para o Sertão do São Francisco é tema de debate na FIEPE

Apresentar as estratégias e objetivos da Agência de Desenvolvimento Líder Sertão do São Francisco Pernambucano (AD – Líder SSF/PE) nos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Este foi o tema principal, nesta quarta-feira (9), da reunião online do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante o encontro, o presidente da AD – Líder SSF/PE, Rogério Ribeiro, falou inicialmente do Programa O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), de onde nasceu a agência e a formação de um grupo com 42 líderes e várias entidades dos oito municípios. “A Iniciativa do Sebrae, em parceria com a FIEPE, já está promovendo estratégias e a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nas áreas de agronegócio, turismo, meio ambiente comércio e serviços”, ressaltou.

Ribeiro enumerou vários objetivos estratégicos que serão realizados até o ano de 2030, a exemplo de seminários, projetos como o de ‘Lixo 0’, em Afrânio, e da criação de um abatedouro de galinha caipira, em Petrolina, com capacidade de abate de 30 mil aves por mês. “A agenda propõe também a criação de sistemas de inteligência, desenvolvimento de startups, implantação de energias renováveis e uma interligação entre as áreas envolvidas. Nossa meta é ser uma região de referência em desenvolvimento sustentável e inovação com foco na educação, agropecuária, turismo e tecnologia”, pontuou.

De acordo com o diretor da unidade regional do Sistema Fiepe, Albânio Venâncio, o Programa O Líder e a AD – Líder SSF/PE representam a união dos municípios e a ampliação dos horizontes da região com competitividade, envolvendo gestores públicos, empresários e sociedade organizada. “A Agência está funcionando na nossa estrutura da FIEPE. Somos parceiros desta ideia que vai estimular e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, além de apoiar nossos esforços de ampliação e interiorização da indústria em todo território do Sertão do São Francisco”, concluiu.

Ainda durante a reunião, a gestora do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Annielly Trindade, fez uma breve apresentação das ações de ajuda desenvolvidas pela entidade para imunização dos trabalhadores na indústria contra a Covid – 19. Clas Comunicação e Markerting