Diga News

Aluno do SENAI Petrolina compete por uma vaga na 46ª edição da WorldSkills, na China

Estudante do curso de Manutenção Automotiva do SENAI Petrolina, Yago Amaro da Silva terá, na próxima semana, um importante desafio pela frente: representar Pernambuco nas seletivas que definirão os competidores brasileiros na 46ª edição da WorldSkills, mundial de profissões técnicas que acontecerá em Xangai, na China, em outubro deste ano. Ao longo desta semana, o competidor estará no Recife (PE) para um treinamento intensivo e, em seguida, embarcará para Taquatinga (DF), onde participará, de 24 a 28 deste mês, da seletiva nacional.

Durante a etapa nacional, que seria realizada no primeiro semestre de 2021 e foi adiada devido a pandemia do novo coronavírus, Yago será o representante pernambucano na modalidade Tecnologia Automotiva (#33). Ao todo, precisará enfrentar outros cinco oponentes, oriundos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e do próprio Distrito Federal. Após a realização de oito provas para avaliação de conhecimentos nas áreas de injeção eletrônica, gerenciamento de motores, suspensão, direção e freio, apenas um competidor será selecionado para representar o Brasil na WorldSkills.

O representante do Estado na modalidade Tecnologia Automotiva é petrolinense, tem 21 anos e, apesar de todas as dificuldades devido à pandemia, vem se preparando para esse momento há mais de dois anos. “Estou me dedicando exclusivamente com o propósito de trazer essa importante conquista para Pernambuco, para nossa Petrolina”, pontuou. Yago Amaro da Silva também destacou que o SENAI Pernambuco vem dando todo apoio, equipamentos, acompanhamento dos professores e suporte motivacional para todas as etapas da sua preparação.

De acordo com o docente Alexandre Lorêto, que vem acompanhando o aluno desde o início do treinamento e também vai para Taguatinga, Yago Amaro reúne todas as condições para ser o representante brasileiro na modalidade Tecnologia Automotiva. “Estamos muito otimistas e confiantes em todo o treinamento realizado e nas respostas apresentadas por Yago durante as etapas. Nosso representante conhece bem as habilidades técnicas, os padrões internacionais de qualidade e está devidamente preparado”, afirmou.

CALENDÁRIO DAS SELETIVAS

Ao todo, Pernambuco está participando da fase nacional em seis áreas. Na próxima semana, além de Yago, os competidores das modalidades de Redes de Cabeamento Estruturado (#02) e Refrigeração e Ar-Condicionado (#38) também participarão das suas provas, que ocorrerão no Recife. Já em março, será a vez dos competidores de Desenho Mecânico em CAD (#05), Tecnologia Laboratorial Química (#52) e Tecnologia da Água (#55) disputarem uma vaga no mundial.

PERNAMBUCO NA WORLDSKILLS

A WorldSkills foi criada em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar os jovens a adquirirem os conhecimentos necessários para a reconstrução de um mundo assolado pelas guerras. O SENAI participa do evento desde 1983 e, a cada edição, o Brasil vem ganhando mais destaque na competição. A primeira participação do SENAI Pernambuco ocorreu em 1997. A primeira medalha foi conquistada em 2003, ano em que Eduardo Alcântara garantiu o bronze na modalidade Mecânica de Precisão, na Suíça. Ao todo, o Estado soma quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.CLAS COMUNICAÇÃO E MARKETING