Diga News

Alunos de estaduais fazem teste que mede Português, Matemática e Ciências

Uma avaliação que, além de testar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede estadual, familiariza estudantes com processos avaliativos. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEC), é esse o objetivo da Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), que será aplicado nesta terça-feira (18) aos estudantes do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano Médio.

Para esta segunda edição, além de dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática, a avaliação também contará com dez questões de Ciências, somando 30 no total. As provas do Sabe se baseiam na matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb);

“A Avaliação Diagnóstica faz o mapeamento da aprendizagem dos estudantes. Esse diagnóstico é muito importante para pautar as atuações pedagógicas, fazendo com que ela seja mais assertiva. Esta avaliação será lançada no sistema sabe online no mês de março, quando ele será disponibilizado”, explicou a assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado, Aline Oliveira.

Durante o ano, segundo a SEC, as escolas e a comunidade escolar foram mobilizadas quanto às avaliações.