Diga News

Após 14 anos, Rio São Francisco atinge mais de 8 metros do nível normal

A nova medição realizada na manhã desta sexta-feira (14/1), mostra que o nível do Rio São Francisco continua subindo e se aproxima da impressionante marca de 8 metros e meio na cidade de Bom Jesus da Lapa.
De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercinco Coelho, a cota já chegou em 8,47 metros acima do nível normal.
Com o nível do rio cada vez mais alto, o quinto quiosque instalado próximo ao Velho Chico, no bairro da Barrinha, mesmo na parte mais alta, já começou a ser tomado pela água.
O aumento do nível do São Francisco em Bom Jesus da Lapa é resultado das intensas chuvas na Bahia e em Minas Gerais dos últimos dias. Os reservatórios das principais hidroelétricas, Três Marias e Sobradinho, também estão subindo de forma significativa.
Com a grande quantidade de água, as populações ribeirinhas e das inúmeras ilhas já sentem os impactos da cheia e muitas áreas já foram evacuadas. A previsão para os próximos dias é que o nível do rio suba mais ainda, já que as comportas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Maria serão abertas a partir de hoje e permanecerão até o dia 17 de janeiro, conforme a Cemig.
Por Notícias da Lapa / Fotos: José Hélio