Diga News

Aulas da Universidade Aberta à Terceira Idade da UNEB iniciaram hoje (31)

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB iniciou as aulas hoje (31) no Centro de Artes Professor Marcos Fábio Oliveira Marques localizado no Colégio Estadual Senhor do Bonfim (CESB). A primeira aula contou com a apresentação da estudante do curso de Teatro, Melissa Bonfim, que encenou um trecho do monólogo teatral “Memórias de Maria Domingas”, encantando a todos. Também foi apresentado o programa do curso que terá duração de dois anos.

A UATI oferece aos idosos espaços para o exercício da livre expressão de suas potencialidades artísticas e culturais; desenvolve atividades que estimulam a atuação social dos idosos; e prepara os alunos para assumirem seu processo de envelhecimento, resgatando a autoconfiança e autoestima, através de uma formação teórico-prática. A turma da UATI deste ano é composta por cerca de 40 idosos com faixa etária entre 60 e 84 anos de idade e conta com a participação de alguns idosos que já frequentaram as aulas da UATI em anos anteriores.

De acordo com a coordenadora da UATI, Norma Leite, o DEDC VII da UNEB oferece um curso diferenciado para os idosos. “Temos uma linha geral que será de saúde e educação que vai abranger várias oficinas de diferentes temas que poderão ser escolhidos pelos idosos, e isso será um grande diferencial”, afirmou Norma.

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima destacou que “Nós também adquirimos conhecimentos no cotidiano, com as pessoas que estão ao nosso redor. Então, os idosos que estão na universidade pela primeira vez têm muito a nos ensinar. Temos na UATI um poço de sabedoria”.

“Agora os idosos fazem parte da UNEB, uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil”, complementou Suzzana.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)