Diga News

Capim Grosso fica sem estoque de vacina BCG para recém-nascidos

A cidade de Capim Grosso, registrou falta da vacina BCG para recém-nascidos nesta terça-feira, 30. Não há previsão de chegada de novas doses no município.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Leide Rios, a cidade não recebeu nenhum informe oficial sobre o desabastecimento e ainda não há previsão de envio pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ou pelo Ministério da Saúde.

Além de Capim Grosso, outras cidades baianas registraram a falta da vacina nos últimos dias. As últimas doses de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras venceram no dia 30 de outubro, segundo a Diretoria Regional de Imunização.

Em relação às cidades do Oeste, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) disse que o atraso provocou o desabastecimento em alguns municípios e faz “reiteradas solicitações ao órgão federal para que sejam encaminhadas novas remessas”. O Ministério da Saúde (MS) confirmou a falta dos imunizantes e garantiu que está organizando o envio dos novos lotes.

A BCG faz parte do calendário vacinal infantil e está na lista de nove imunizantes que protegem os recém-nascidos de diferentes doenças, como a tuberculose, por exemplo. Os especialistas indicam que o imunizante seja aplicado após o nascimento do bebê, com o prazo de, no máximo, um ano de idade.

Fonte: G1 BA