Diga News

Colégio Plenus completa 30 anos e comemora a liderança no vale

O Plenus Colégio e Curso completa 30 anos agora em 2021 e vai comemorar o aniversário, até o próximo mês de dezembro, com uma vasta e diversificada programação. Nascida em outubro de 1991 com o nome Pitágoras, a escola que também já foi Geo Petrolina, hoje é a única da região citada no ranking do site Top 1000 Brasil, entre as 15 melhores de Pernambuco e a melhor de todo interior do Estado. Líder de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com um índice médio de 85% de aprovação, o Plenus alcançou por noves vezes o primeiro lugar entre a as escolas de Petrolina.

Para atuar na educação de crianças, adolescentes e jovens do Vale do São Francisco, uma equipe com 212 profissionais entre professores, coordenadores e colaboradores, se reveza, todos os dias, visando a preparação de cidadãos éticos, de aguçado senso crítico e dotados dos saberes construídos pela humanidade. São mais de 1.500 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Pré-Vestibular distribuídos em 55 turmas, nos períodos da manhã e da tarde.

De acordo com diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, que faz parte da equipe desde a sua fundação, o Plenus é uma história de sucesso. “Começamos como um cursinho Pré-Vestibular e um ano depois já ampliamos as atividades visando o atendimento da comunidade com um ensino de alto nível, compatível com as grandes escolas do País”, recorda a diretora, acrescentando ainda que em 2003, o Plenus já recebeu o ‘Selo de Escola Cidadã’ por projetos desenvolvidos na área social.

Projetos

Com o foco na formação através da leitura e do incentivo às linguagens artísticas, o Plenus também se destaca por projetos que desenvolvem a sensibilidade e o espírito crítico dos alunos. O ‘Clube de Cinema’, por exemplo, existe há 12 anos e se reúne mensalmente através de sessões que fazem os estudantes compreenderem melhor o universo da sétima arte. Idealizado pela professora Simone Ramos, ex-diretora da escola que faleceu em 2015, esse tipo de Clube de Cinema é o único, nesta modalidade, em funcionamento permanente no Estado de Pernambuco.

Outra referência cultural são os Clubes de Leitura, criados também pela professora Simone Ramos em 2009, e hoje contam com mais de 200 sócios distribuídos no Viva Leitura (Plenus Junior – Educação Infantil), Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3ª Série). Campeã ainda nos esportes com o incentivo frequente a várias modalidades, a escola também vem sendo reconhecida no campo da ciência. Agora em 2021, os atletas da ciência do Plenus Colégio e Curso conquistaram 30 medalhas na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Como resposta e em reconhecimento a essas conquistas, entidades regionais destacaram o trabalho da escola com a concessão de honrarias a exemplo da Câmara de Vereadores de Petrolina, que em 2004, concedeu uma Menção Honrosa e em 2016, as medalhas de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan e de Honra ao Mérito Cultural Ana das Carrancas.

Legado

O jornalista Clédiston Ancelmo, apresentador do GR2 TV Grande Rio, de 44 anos, estudou no Plenus todo o 2º grau, hoje Ensino Médio, de 1992 a 1994. Segundo ele, um momento muito importante pelo excelente ensino, a visão, filosofia e o propósito da escola. “Colégio novo, rotina nova, professores diferentes, todos empolgados. Sem dúvida, aprendi muito lá. Fui bem preparado, não só pra enfrentar os vestibulares e o ensino superior, mas também para a vida. O Plenus foi como uma casa pra gente. Fiz amigos que levo comigo até hoje. E sempre que encontro um professor da época é uma festa”, relembra. Clédiston acrescentou ainda, que este período foi muito importante para definir a pessoa e o profissional que é hoje.

Futuro

O Plenus Colégio e Curso está construindo uma nova sede na Cidade Universitária de Petrolina, próxima ao condomínio Sol Nascente. Um moderno complexo escolar para atender a um público de 2 aos 17 anos – da Educação Infantil à terceira série do Ensino Médio e alunos de Pré – Vestibular. Serão quatro pavimentos e oito blocos numa área de 6.742,40 metros quadrados, onde funcionarão modernas e confortáveis salas de aula, quadras de esportes, praças de alimentação, cinema e amplo estacionamento.