Diga News

Como potencializar sua transição de carreira

Os motivos que levam o profissional a mudar de carreira podem ser muitos: por insatisfação com o cargo que ocupa; por influência de amigos e familiares; por não se sentir realizado com a remuneração atual; ou, simplesmente porque os avanços tecnológicos modificaram o mercado e bateu aquela vontade de trocar de atuação.

De acordo com Dayara Rodrigues, coordenadora do Centro de Carreira da Rede UniFTC, alguns modelos de transição de carreira não significam, necessariamente, mudar completamente de área. “O profissional pode atuar no mesmo segmento, porém em uma nova função, ter a mesma posição hierárquica, porém, em segmentos diferentes ou galgar novos passos em uma região geograficamente diferente”, exemplificou.

A tomada de decisão representa um ponto importante. Por ser uma mudança que envolve riscos, a insegurança e o sentimento de mal-estar podem surgir, mas saiba que você não está sozinho nesse processo. Não deixe a ansiedade e medo te paralisar, pois algumas experiências e habilidades adquiridas durante sua jornada podem ser reaproveitadas.

Fique por dentro: https://blog.uniftc.edu.br/o-que-sao-competencias-profissionais

Inicialmente, é necessário fazer um plano de ação, colocando no papel os novos objetivos profissionais e metas almejadas. Uma transformação significativa precisa ser bem planejada para garantir resultados eficazes e, claro, a realização pessoal. Dayara compartilhou com a gente uma segmentação desse processo em etapas, recomendada por especialistas, na qual cada passo é associado à uma letra da palavra Renew – que significa renovar! Confira:

R (research) = Pesquisar

Uma vez definida a meta, realize pesquisas, converse com outros profissionais e descubra quais novas competências precisa desenvolver. Não basta apenas estudar sobre a atual área que deseja trabalhar, você precisa “vasculhar” o mercado e saber se você se identifica com a atuação que escolheu, ou se existe outra opção que te faça feliz.

É essencial buscar o autoconhecimento para observar o que você faz de melhor, o que, de fato, deseja, e o que deve aprimorar. Nesse primeiro passo, é bom verificar se a nova carreira vai afetar sua saúde física, mental e seu bem-estar. Tudo precisa fazer sentido para você. Com essa percepção, você permitirá que sua carreira avance, pois conseguirá “silenciar” crenças limitantes.

Leia também: https://blog.uniftc.edu.br/escolha-um-curso-superior-de-acordo-com-o-seu-perfil

E (education) = Se especializar

Invista em conhecimento e lembre-se de identificar as áreas que precisam de melhorias. A cada dia surgem novas técnicas no mercado de trabalho, por isso é tão importante continuar movimentando saber. O aprendizado deve ser constante.

Mergulhe nas tendências, faça cursos, assista palestras, participe de workshops e treinamentos, exercite um novo idioma, aposte numa pós-graduação ou até mesmo numa segunda graduação.

#vempraUniFTC

A Rede UniFTC, inclusive, está sempre oferecendo condições especiais para candidatos à Segunda Graduação. Para mais informações, basta acessar o regulamento dos processos seletivos ou falar com um dos nossos consultores pelo 0800 056 6666 ou Whatsapp.

N (networking) = Faça Networking

Fazer networking é mais que trocar cartões de visita, e-mails, ativar sua rede no Linkedin, ou participar de grupos no WhatsApp. Mantenha-se informado, seja pró-ativo e inicie conversas. Amizades podem ajudar a conseguir ótimas oportunidades.

Crie relações, amplie a rede de contatos e desenvolva parcerias com pessoas que tenham os mesmos objetivos de crescimento. Você pode buscar esses relacionamentos interpessoais produtivos em ambientes diversos, sejam eles de negócios, de aprendizagem, eventos profissionais, ou nos demais círculos sociais.

E (experience) = Adquirir experiência

Pratique o aprendizado adquirido e se coloque à disposição para ganhar novos conhecimentos e enfrentar desafios. Fazer trabalhos voluntários é uma excelente alternativa para conquistar experiência e promover o autodesenvolvimento. Na maioria das vezes, compartilhar vivências com outras pessoas é a maneira mais rápida de desenvolver as competências sonhadas.

W (win) = Ganhar/conquistar

Para sair vitorioso nesse seu plano de transição é necessário se esforçar, mas também comemorar todas as etapas alcançadas na escolha da nova carreira. Faça seu marketing pessoal, divulgando a nova performance e identidade profissional nas redes sociais. Seu sucesso vai ganhar o mundo e as portas de emprego serão abertas com mais facilidade.

Siga esses passos e impulsione suas chances! Lembre-se: nunca é tarde para recomeçar!

Vânia Castro
Comunicação e Marketing