Diga News

Em Ponto Novo, Filadélfia, Pindobaçu e região pecuaristas alertam para um possível surto de raiva animal

Redação: Web Interativa
[email protected]


Proprietários rurais entraram em contato com a redação da Web Interativa, informando que nossa região pode estar passando por um possível surto de raiva animal pois existem perdas nos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Pindobaçu e Queimadas.

Trata-se de uma doença incurável, que ataca o sistema nervoso dos animais, levando à morte, o estado de vigilância se torna ainda maior pelo fato de a raiva ser considerada uma zoonose, ou seja, uma moléstia que pode ser transmitida ao ser humano e irremediavelmente levá-lo a morte.

Um dos principais problemas da raiva bovina é o fator surpresa. Após a contaminação, quando o animal  apresenta sintomas da doença, nada mais pode ser feito, inevitavelmente ele morrerá de forma rápida e agonizante com prejuízo certo.

Uma vez infectado, o animal apresenta nítida mudança de hábito, alguns tornam-se mais agressivos, salivando bastante e mordendo tudo. Uma outra característica bastante marcante da raiva é o andar cambaleante com paralisia dos membros posteriores e evolução para os membros anteriores. Uma vez no chão, o animal não levanta mais e estará fadado à morte, que é dolorosa e triste, e leva de 4 a 8 dias.

O controle da população de morcegos é importante mas na impossibilidade, a unica forma de prevenção é vacinação total do rebanho.

Até o momento ADAB – Agência de Defesa Animal da Bahia, embora notificada, não confirmou a existência do surto, já que depende da coleta de material para análise laboratorial.
Após vacinado, o rebanho só estará protegido após os 21 dias de carência da produção de anticorpos pelo animal.

Como neste mês de maio todo o rebanho deve ser vacinado contra AFTOSA, os profissionais da área recomendam que se aproveitem o momento para vacinação da RAIVA e com a vacina POLIVALENTE que protege o animal contra BUTOLISMO, CARBÚNCULO HEMÁTICO, CARBÚNCULO SINTOMÁTICO (conhecida popularmente como quarto fôfo), MORTE SÚBITA e outras clostridioses.