Diga News

Escola planeja 2020 com foco na educação socioemocional e na comunicação não violenta

O programa de educação socioemocional ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para vida. A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo norte-americano, Marshall Rosenberg, que visa aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo.

Foi com foco nessas duas ferramentas que o Plenus Colégio e Curso, em Petrolina – PE, realizou nessa quinta-feira (30), sexta (31) e sábado (primeiro de fevereiro), os Encontros Pedagógicos 2020. Foram três dias de intenso planejamento, de muito conhecimento, reflexões e trocas.

Com uma programação recheada de palestras, workshops, dinâmicas de grupos e reuniões didáticas. Os Encontros começaram com a jornalista e consultora pedagógica do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, Hannah Vasconcelos.

Falando para um auditório completamente tomado por professores e funcionários da escola. A especialista no programa de educação socioemocional, vinda do Rio de Janeiro – RJ, lembrou que o modelo é destinado ao público infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. “O programa LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular. O colégio será o primeiro na região a adotar o laboratório.

Os nossos materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”, ressaltou, acrescentando ainda que é tão importante desenvolver essas habilidades quanto a educação acadêmica tradicional. “Eu sou o que sinto”, concluiu.

O tema Comunicação Não Violenta – CNV esteve em evidência durante dois momentos. Ainda na tarde do primeiro dia, os representantes do Instituto Novo Olhar, Cleoneide Diniz e Orlando Freire Neto explicaram a técnica que é baseada nas habilidades de falar e ouvir possibilitando a conexão consigo mesmo e com os outros.

Já no segundo dia, o professor Marcelo Pelizzoli ministrou um workshop, pela manhã e à tarde, quando abordou as competências. “Boa parte dos conflitos que temos com outras pessoas podem ser causados mais pela forma como expomos nossas ideias do que propriamente pelas diferenças de opinião. A CNV obtém respostas mais conscientes e interações com mais respeito, atenção, estimulando a compaixão e a empatia”, enfatizou.

Para o professor de Redação e Literatura, Vlader Nobre, Os Encontros Pedagógicos 2020 do Plenus, foram emancipadores e reveladores de estratégias inovadoras. “Oportunizamos novos olhares para a Educaçao com foco no acolhimento, afeto, empatia e reconhecimento. Eu me senti acolhido, respeitado e, acima de tudo, instigado a fazer melhor”.

A diretora pedagógica da escola, Sílvia Santos, concluiu a jornada destacando ainda a importância das reuniões, oficinas e o compartilhamento com toda equipe das diretrizes, metas e objetivos do Plenus. “Encerramos esses três dias de intensa e produtiva imersão com um olhar bem mais apurado e certos de que a interação e a dedicação do nosso tempo ao outro se converterá em resultados cada vez mais positivos para nossos alunos”, finalizou.