Diga News

Está passando mais tempo em casa? Confira o que fazer para economizar energia elétrica

Com as pessoas passando mais tempo em casa devido às medidas de isolamento social, uma consequência é certa: o aumento do consumo de energia elétrica. O home office, as aulas on-line e até o uso constante de aparelhos como televisores, computadores e celulares podem ter um impacto significativo nessa elevação, mas é possível amenizar a situação. De acordo com o especialista técnico em Elétrica do SENAI Pernambuco, Frederico Cezar, a atenção à bandeira tarifária e a adoção de pequenas medidas em casa podem fazer diferença no bolso do consumidor no fim do mês. Confira, abaixo, cinco dicas elencadas pelo especialista.

*Atenção às bandeiras tarifárias*
Mensalmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobra valores diferentes pela energia que está sendo consumida, a depender do processo de geração que está sendo utilizado no País. Três bandeiras são utilizadas pela agência reguladora: a verde, que indica que está tudo sob controle; a amarela, que indica uma cobrança um pouco maior pela energia; e a vermelha, que é a tarifa mais cara e ainda se divide em dois patamares.

De acordo com o especialista, a tarifa do mês seguinte sempre é divulgada pela Aneel no fim do mês anterior, o que pode ajudar nessa organização. “Estamos em um mês de bandeira amarela. Como o sistema tarifário está mais caro, devemos tentar economizar ainda mais, para garantir uma conta mais barata. Isso é de extrema importância, porque as pessoas conseguem perceber que, mesmo utilizando os mesmos equipamentos, você acaba pagando valores diferentes em meses diferentes”, pontua Cezar.

*Evite deixar os equipamentos em stand by*
Qualquer equipamento eletrônico que tenha uma luz LED que se mantém acesa, verde ou vermelha, mesmo quando você desliga o equipamento, deve ser desconectado da tomada. É o caso de micro-ondas e televisores, por exemplo. “É um consumo mínimo, mas quando multiplicamos a quantidade de equipamentos ligados por 24h por dia ao longo de um mês, há um acréscimo importante na conta de energia”, explica Cezar. Segundo o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel Info), esse modo de espera pode representar até 20% do gasto mensal de energia elétrica.

*Fique atento ao ar-condicionado*
Já que é difícil resistir à tentação de usar o ar-condicionado para fugir do calor, é importante adotar boas práticas na hora de usar o aparelho. Assim, o especialista Frederico Cezar explica que é importante manter o ambiente que está sendo refrigerado bem fechado, além de manter a limpeza dos filtros do ar-condicionado sempre em dia.

Outra dica importante está relacionada à regulagem da temperatura. “Quanto menor a temperatura que você programar no seu aparelho de ar-condicionado, mais ele irá trabalhar para atingir o nível desejado. A melhor opção é manter a temperatura do equipamento entre 22°C e 25°C, que é a temperatura ideal para deixar o ambiente agradável”, explica.

Se você for comprar um ar-condicionado novo, uma sugestão é apostar na tecnologia inverter, que otimiza o processo interno de funcionamento do compressor do equipamento. “Em um aparelho comum, o compressor precisa usar uma energia maior ao ser ligado e, quando o ambiente atinge a temperatura escolhida, ele desliga automaticamente. No inverter, o compressor não desliga, apenas desacelera, o que faz com que ele tenha um consumo menor”, ressalta.

*Use a geladeira de forma inteligente*
Uma vez que a geladeira precisa ficar ligada o tempo inteiro para conservar os alimentos que estão guardados em seu interior, ela acaba representando uma parte importante da sua conta de energia. Mesmo assim, algumas atitudes podem ajudar a reduzir esse consumo. “Em vez de abrir a geladeira para pensar no que vai comer, seja objetivo e só abra para pegar o que você deseja. Além disso, não coloque alimentos com a temperatura elevada no equipamento, porque isso faz com que o sistema de refrigeração trabalhe mais para manter a temperatura interna”, elenca Frederico Cezar. Por fim, fique sempre atento às condições da borracha de vedação das portas da geladeira.

*Cuidado com o ferro de passar*
Para a hora de passar roupa, o especialista Frederico Cezar dá duas sugestões: junte o máximo de roupas que puder e aproveite a temperatura do ferro. “A temperatura é uma variável que muda lentamente. Então, ligue o ferro e, quando estiver quente, na hora de passar as últimas peças, pode desligá-lo, porque aquela temperatura será suficiente para passar a roupa, a depender da quantidade e do tecido das peças”, explica.