Diga News

Estudante com deficiência visual se forma em Pedagogia pela UNEB em Senhor do Bonfim

“Me sinto uma vitoriosa, uma vencedora, para mim o céu é o limite. Minha deficiência não atrapalha em nada”. Esse é o sentimento de Raiane Félix, a primeira estudante com deficiência visual a se formar em Pedagogia pelo Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB. Raiane participou da cerimônia de Colação de Grau realizada no último sábado (23) que contou com 13 formandos das licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia e bacharelado em Ciências Contábeis.

A estudante, Raiane Félix, nasceu com catarata congênita, sendo assim, sempre viveu com a falta de visão. A estudante declara que “A universidade não estava preparada estruturalmente para me receber, mas percebi o empenho de todos, e recebi apoio dos professores, funcionários e colegas”.

Raiane foi escolhida para ser a oradora da turma, em seu discurso falou sobre a satisfação em estar concluindo mais uma fase de sua vida. “É uma grande honra estar aqui, não apenas por ser a primeira estudante com deficiência visual a concluir com êxito o curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, mas principalmente, porque me senti abraçada e acolhida por todos os colegas das turmas que tive o prazer de fazer parte”, frisou a estudante.

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, ressaltou: “Formamos pela primeira vez uma aluna com deficiência visual. A trajetória de Raiane no curso de Pedagogia também foi formativa para alunos e professores. Raiane não caminhou sozinha: teve apoio do Instituto Psicopedagógico, através da professora Teresinha Salgado, que lhe deu estrutura e segurança; os colegas de turma, a acolhida e apoio para superar dificuldades, a universidade, a experiência de garantir a inclusão e a qualificação necessária para alcançar seus objetivos”.

Raiane foi aprovada em concurso público, e atuará como pedagoga em Cuiabá-Mato Grosso, iniciando mais uma etapa de sua vida.
“Uma deficiência não é sinônimo de incapacidade, por isso, nunca desistam dos seus sonhos. Eu sou uma prova viva de que o sonho pode se realizar”, ensina a estudante.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)