Diga News

Estudantes de Enfermagem da UNEB promovem live sobre saúde da população LGBTQIA+

O mês de junho é dedicado ao orgulho LGBTQIA+, assim, entendendo a necessidade de levantar discussões a respeito dessa comunidade, o Diretório Acadêmico de Enfermagem (DAEnf) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB promove a live “Conversando sobre: saúde da população LGBTQIA+”. A live que acontece na segunda (29) e terça-feira (30) objetiva abordar questões a respeito da saúde da população LGBTQIA+ na rede de saúde de Senhor do Bonfim e demais regiões. A transmissão é feita pelo perfil do Instagram @daenf.unebvii.

Na segunda-feira (29), às 16h, a live aborda sobre as dificuldades de acesso às redes de saúde pela população LGBTQIA+, o preconceito dos trabalhadores de saúde e a falta de informação sobre gênero. A discussão conta com a participação da professora do Campus VII da UNEB e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Simone Santana, com mediação do estudante de Enfermagem e coordenador geral do DAEnf- Campus VII da UNEB, Diego Gabriel.

Já na terça-feira (30), às 16h, a discussão gira em torna da vivência de uma mulher trans na busca por serviços de saúde na região, seus medos diante esse contexto, e quais medidas podem ser tomadas quando pessoas da comunidade LGBTQIA+ são desrespeitadas. A live conta com a participação da pedagoga e assistente social, Denyse Almeida, com mediação da estudante de Enfermagem e coordenadora do DAEnf- Campus VII da UNEB, Priscila Souza.

“É necessário que todos possam ter acesso a essas informações, principalmente estudantes e profissionais da área da saúde para que saibam respeitar a identidade de gênero e sexual de cada indivíduo frente ao trabalho em saúde e em sociedade”, ressalta o estudante Diego Gabriel.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)