Diga News

Estudantes de Enfermagem da UNEB realizarão intervenção sobre cuidados paliativos em Senhor do Bonfim

Em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado no segundo sábado de outubro de cada ano, a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB realizará uma intervenção amanhã (11), das 9h às 11h30 na praça Dr. Antônio Gonçalves em Senhor do Bonfim. A intervenção contará com exposição de banners, distribuição de panfletos e explicações.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é organizado por um comitê da Worldwide Hospice Palliative Care Alliance, uma rede de organizações nacionais e regionais de cuidados paliativos que apoia o seu desenvolvimento em todo o mundo, e este ano traz como tema “Meu Cuidado, Meu Direito”. Assim, a intervenção realizada pela LACP tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados paliativos de qualidade como um direito humano que os pacientes e cuidadores podem exigir na Cobertura Universal de Saúde.

A Liga está inserida na Academia Nacional de Cuidados Paliativos, e é formada por 17 estudantes do curso de Enfermagem do DEDC VII que realizam ações objetivando divulgar o tema entre os futuros profissionais da área de saúde e a população em geral.

A estudante de Enfermagem e integrante da LACP, Kellen Caroline, destacou que a sociedade precisa conhecer sobre os cuidados paliativos. “Os cuidados paliativos tratam justamente do alívio do sofrimento do paciente que não tem mais perspectiva de cura. Todas as pessoas têm direito a esse tipo de cuidado e precisam conhecê-lo para que possam reivindicar no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)