Diga News

Estudantes quilombolas de Campo Formoso mantêm estudos conectados às redes sociais

Por conta da quarentena necessária para barrar a disseminação do Coronavírus, os estudantes do Colégio Estadual do Campo Luís José dos Santos, localizado em uma comunidade quilombola do distrito de Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, estão mantendo os estudos pelas redes sociais. Eles, juntos aos professores, criaram grupos no Facebook e no WhatsApp para estudar durante este período de isolamento social.

O diretor da unidade escolar, Josué Alves, explica que os professores estão compartilhando vídeos, documentários e de conteúdos pedagógicos de suas respectivas disciplinas. “Temos cinco grupos de estudos, criados de acordo com a série do aluno: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Cada dia, o professor de uma área de conhecimento passa conteúdos, informações, atividades e dicas, bem como gravam vídeoaulas com revisões de assuntos. As aulas acontecem via Facebook, mas as turmas também possuem grupos no WhatsApp, que servem para a nossa comunicação. Os estudantes estão interagindo bem”, conta o gestor.

O estudante Amilton dos Santos Vieira, 16, 3º, avalia a importância do estudo virtual neste momento de recesso das aulas formais. “Estamos vivendo na era da tecnologia e o estudo pode ser ampliado através do uso dos aparelhos eletrônicos, que nos permitem ter acesso aos mecanismos de pesquisas. Deste modo, aquilo que não tivermos tempo ou não estudamos no colégio, podemos aprender através de videoaulas e pesquisas interativas na web. As aulas virtuais vão contribuir para que o nosso aprendizado não seja totalmente comprometido neste período de isolamento social”.

O colega Tiago de Carvalho de Souza, 16, 3º ano, aproveita o seu tempo de forma produtiva, enquanto a pandemia do Coronavírus não é controlada e obriga os estudantes a ficarem sem aula nas escolas. “Como tudo na vida, temos que tirar vantagens em meio às desvantagens. Passamos a ter estudos on-line e isto serve como experiência para nós, estudantes, que estamos vivenciando esta situação. Estou tendo uma rotina totalmente diferente do meu habitual, porém estudo bastante e cumpro os meus deveres escolares com a mesma eficiência de estar na sala de aula e acredito que isso será muito importante para dar continuidade, quando as aulas voltarem definitivamente”.

O estudante Amilton dos Santos Vieira, 16, avalia o quanto é importante o estudo virtual neste momento de recesso das aulas formais.
O estudante Amilton dos Santos Vieira, 16, avalia o quanto é importante o estudo virtual neste momento de recesso das aulas formais.

 

Fonte: Atarde