Diga News

Ex-governador do Rio, Fernando Pezão é condenado a quase 100 anos de prisão

Noventa e oitos anos de prisão. Esse é o tempo que o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi condenado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. O ex-governador foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato.

Bretas considerou o ex-governador culpado dos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, conforme noticia a Folha de S. Paulo. Pezão poderá recorrer e deve responder em liberdade até que a ação transite em julgado.

O ex-executivo chegou a ser preso preventivamente em novembro de 2018, mas cerca de um ano depois foi solto pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que revogou sua prisão preventiva.

A ação penal teve como origem a colaboração premiada do economista Carlos Miranda, que apontou Pezão como beneficiário de uma mesada de R$ 150 mil durante a gestão Cabral. Pezão passou a ser investigado em um desdobramento das operações Boca de Lobo, Calicute e Eficiência.

A acusação afirma que novas testemunhais, documentais, depoimentos de colaboradores e dados bancários, telefônicos e fiscais mostraram que Pezão não só integrou a organização criminosa comandada por Cabral quando vice-governador, como também deu continuidade às atividades ilícitas durante sua própria gestão.

O Ministério Público Federal acusou Pezão de ter recebido pelo menos R$ 11,4 milhões da Fetranspor entre 2014 e 2015, quando já ocupava o cargo de governador, além de receber mesada supostamente paga pelo antecessor.9Radar da Bahia)