Diga News

Hospital confirma 1ª suspeita de Covid-19 em Campo Formoso e suspende alguns serviços

A direção do Hospital São Francisco (HSF) confirmou nesta segunda-feira (23), a primeira suspeita de contaminação do Novo Coronavírus (Covid-19) no município de Campo Formoso (BA). O paciente está em isolamento total e chegou do estado de São Paulo no último dia 13.

Ao Jornal 98 Notícias, o diretor-médico do HSF, Drº Renato Jaime Filho afirmou que o paciente já tinha problemas respiratórios.

Ele me falou pessoalmente que chegou ao município com sintomas vindo de São Paulo e foi piorando. Ele tem um quadro pulmonar crônico, uma bronquite asmática, e percebeu que não estava melhorando com os remédios que tomava. (…) Ele apresentou critérios definidos para ficar em isolamento e ser classificado como um caso suspeito,” comentou.

Ainda de acordo com Drº Renato Filho, o suspeito de contaminação do Covid-19 está melhor e poderá ter alta. “Ele evoluiu bem, melhorou, é um paciente que está estável, inclusive estamos na discussão clínica para liberar para que aguarde o resultado em casa”, afirmou o médico.

O Hospital afirmou também que coletou amostra do paciente e encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), mas não há previsão do resultado.

Após a suspeita da doença, o HSF suspendeu as cirurgias eletivas e todos os procedimentos feitos no Centro Médico. Na semana anterior, a direção havia restringido vistas aos pacientes. “O Hospital São Francisco vai se transformar num epicentro da infecção. É onde vai ter circulação deste vírus. Então, quanto menos gente a gente tenha no hospital, é melhor para que essas pessoas não se contaminem“, comentou Drº Renato.

O hospital recebeu cerca de R$ 700 mil por meio de emenda parlamentar do deputado federal Antônio Brito (PSD), mas aguarda a autorização do Governo da Bahia para acessar o recurso. Durante o final de semana o deputado Elmar Nascimento (DEM) disse ao diretor Renato que irá repassar R$ 500 mil para compra e manutenção de equipamentos, entre eles, ventiladores mecânicos usados no tratamento do Coronavírus.

Fonte : 98 FM