Diga News

Hospital Unimed Petrolina investe em prevenção e controle de infecções

Fundamental para a prevenção e controle de infecções, o Centro de Material e Esterilização – CME é conhecido no segmento médico como o coração do hospital. Ele recebe, limpa, prepara, esteriliza, guarda e distribui os materiais médico-hospitalares, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, na execução do mais simples curativo ao procedimento cirúrgico mais complexo.

Focado na modernização e aprimoramento do seu CME, o Hospital Unimed de Petrolina (HUP), vai colocar em operação no início do mês de agosto uma lavadora termodesinfectora com gabinete de secagem, que associada às autoclaves e mecanismos automatizados já existentes, transformarão o processo de desinfecção e esterilização dos materiais cirúrgicos em uma operação ainda mais segura. A máquina trabalha através da limpeza por altas temperaturas, que matam os microorganismos existentes e garantem o controle de doenças infecciosas e contaminações que podem ser transmitidas pelos materiais.

De acordo com o diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, o novo investimento irá validar e registrar o controle das etapas de limpeza, possibilitando maior eficiência no monitoramento dos materiais. “Sem falar na automatização, que aumenta ainda mais a margem de segurança e a eficácia dos processos. A inovação introduzida permite maior capacidade para a limpeza dos itens sem comprometer a qualidade da operação, facilitando as rotinas hospitalares”, pontuou o presidente.

Segundo a enfermeira e coordenadora do CME do HUP, Larissa Moreira, o centro atua com uma equipe de 21 técnicos de enfermagem que passam por capacitações e atualizações constantes e processa por mês cerca de 20 mil itens. “O nosso diferencial é o parque tecnológico novo e completo com toda área climatizada; sistema de controle e monitoramento de exaustão; central de tratamento de água, sistema de aquecimento solar, a gás e elétrico e sistema de tratamento de ar comprimido, além de um carro próprio adaptado para fazer o recolhimento seguro e reabastecimento de todas as unidades da Unimed Vale do São Francisco, inclusive o Hospital Unimed de Juazeiro”, ressaltou. *Clas Comunicação e Marketing*