Diga News

Inscrições abertas para III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim

“Por uma Matemática verdadeiramente lúdica”, é o tema do III Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM) realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, que acontece de forma virtual entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro. As inscrições estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita entre 30 de março e 22 de junho.

Geralmente, a Matemática assume um lugar de medo, de dificuldade e de traumas, sendo um desafio para os professores e professoras ressignificar essas marcas. Nesse cenário, a matemática lúdica, permite que o estudante sinta prazer na aprendizagem. Por isso, o III ELEM propõe a discussão da ludicidade e a sua percepção enquanto dimensão humana.

Como expõe o professor do Campus VII da UNEB e coordenador do ELEM, Américo Júnior, “O Encontro nos faz repensar os processos de formação do educador e educadora, assumindo esse lugar da ludicidade enquanto conhecimento necessário à docência e, consequentemente, o seu papel nesse movimento de ressignificar a forma como a Matemática é vista e trabalhada, possibilitando que essa ciência seja percebida enquanto lúdica”.

Dessa forma, o evento gratuito, que conta com palestras, mesa de discussão e apresentação de trabalhos, nas modalidades Relato de Experiência (RE) e Comunicação Científica (CO) é destinado aos estudantes das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, além de professores e professoras da Educação Básica e Superior para que possam discutir e se aprofundar na importância da matemática ensinada e aprendida de forma lúdica.

Para efetuar sua inscrição, acesse o site do evento. Link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)