Diga News

Inscrições para a etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League estão abertas

Um dos campeonatos mais aguardados pelos estudantes, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, está com inscrições gratuitas abertas. Podem se inscrever na competição alunos de 9 a 16 anos de escolas públicas e particulares de todo o Estado, grupos de amigos ou times de garagem até 12 de março, no Portal da Indústria (http://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil). Devido à pandemia, a fase regional acontecerá no formato online, nos dias 16 e 17 de abril, com abertura e premiação transmitidas pelo Youtube do SESI-PE. Os melhores colocados serão classificados para a fase nacional, que será realizada entre 28 e 30 de maio, em São Paulo.

Batizado de RePLAY, o tema da temporada 2020/2021 desafia crianças e jovens de 80 países a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade e no futuro. Para isso, eles precisarão criar projetos de inovação, construir e programar robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm para cumprir uma série de missões. Os times terão direito a três rounds, de dois minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas. Os robôs poderão capturar, transportar e entregar objetos em uma arena.

As equipes devem ter dois técnicos (maiores de 18 anos) e de dois a dez estudantes. Durante a competição, os participantes precisarão mostrar capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e que sabem trabalhar em sintonia. Eles serão avaliados pela comissão julgadora, por meio da plataforma Remote Event Hub, em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e valores. Os destaques garantem vaga na fase nacional, prevista para ocorrer em São Paulo, mas que ainda está sendo definida se será presencial ou online.

Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, a iniciativa estimula que os competidores desenvolvam o interesse pelas áreas de ciências, engenharia e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira profissional. “O torneio possibilita aos estudantes conhecerem melhor as potencialidades da robótica e aprenderem engenharia e tecnologia de forma lúdica e divertida. Outro ponto positivo é que eles também se preparam para o mercado de trabalho, pois precisam trabalhar em equipe e propor ideias inovadoras”, disse.

SERVIÇO
Etapa pernambucana do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League
Inscrições gratuitas em http://torneio.herokuapp.com/signup/fll-brasil até 12 de março Competição: 16 e 17 de abril de 2021Transmissão da abertura e premiação: Youtube do SESI-PE (https://www.youtube.com/c/SesiPernambucooficial) Clas Comunicação e Marketing