Diga News

IPVA fica mais barato para os baianos em 2020

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará em média 3,56% mais barato para os contribuintes baianos no ano que vem. É o que consta na tabela a ser divulgada nesta quarta-feira (18), pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), com o calendário de pagamento do imposto.

De acordo com o governo do estado, a redução é maior em comparação com o IPVA 2019 que beneficiou os utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida, vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para motos e caminhões, a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente.

Os novos valores são baseados em pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados no Estado em outubro de 2019. Os dados estarão disponíveis no site da Sefaz-BA.

Quem pagar o imposto antecipadamente tem desconto. Para ter acesso ao abatimento de 10% é preciso pagar, em cota única, até o dia 10 de fevereiro. Ainda há a opção de pagar com 5% de desconto para quem quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. A frota tributável da Bahia é de aproximadamente dois milhões de veículos.