Diga News

ITIÚBA (BA): Município está em risco de surto para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

O município de Itiúba continua em risco para surto para dengue, zika e chikungunya. É o que mostra o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo mosquito Aedes aegypti, o LIRAa. Situação que se prolonga há três anos. Em abril deste ano, o índice registrado foi de 5,90%. A recomendação do Ministério da Saúde é apresentar índice abaixo de 1% para ser considerado em situação satisfatória.

Até o momento, a Secretaria de Saúde municipal já confirmou 43 casos de dengue. A maioria foi registrada no Bairro Alto, local onde trabalha a enfermeira a Tais Gonçalves de Sousa, de 36 anos. Neste ano, ela teve a doença pela segunda vez e relata o sofrimento pelo qual passou.

“Acordei de manhã para trabalhar com dor de cabeça e dores para movimentar os olhos. Trabalhei ‘normal’. Pela tarde, já voltei para casa com aquele mal-estar. Febre alta, dor de cabeça insuportável e não conseguia abrir os olhos. A segunda vez que peguei dengue foi mais forte que a primeira”, relatou a enfermeira

Segundo a secretária de Saúde do município, Reimi Yamazaki, o armazenamento inadequado de água é um dos maiores desafios para controlar a proliferação do mosquito. Para diminuir a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito, a gestora destaca que os cuidados devem ser “constantes” e devem ser realizados em parceria entre o poder público e a população.

“Peço à população que toda semana verifique se há reservatórios de água nos quintais, nas vasilhas, em qualquer lugar que possa ser foco de larvas do mosquito da dengue. Porque esse combate não depende somente dos agentes de endemias, depende do cuidado de toda a população. Cada um fazendo a sua parte, com certeza a gente vai conseguir combater esse mosquito”, destaco Reimi

A condição do Itiúba reflete o cenário estadual. Em 2019, a Bahia registrou aumento no número de notificações das três doenças, segundo o gestor da coordenação de Doenças Transmitidas por Vetores da Vigilância Epidemiológica estadual, Gabriel Muricy Cunha.

“No estado da Bahia de forma similar ao que vem acontecendo no país, em diferentes unidades da federação, foi registrado, quando nós comparamos os dados deste ano com os dados de 2018, um aumento tanto para dengue, como para chikungunya e para zika. A maior monta desse incremento está relacionada às notificações por dengue. Nesse período de análise, há um aumento de 690,5% nas notificações de casos prováveis.”

Esse valor equivale a 60.847 casos suspeitos e confirmados em todo o estado.

Então, fique atento e proteja a sua família. Aqui vão algumas recomendações do Ministério da Saúde para a limpeza dos reservatórios de água. É importante mantê-los tampados. A limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Segundo o ministério, esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Repórter Agência do Rádio/Nonato Noticias