Diga News

ITIÚBA: MORADORES FARÃO CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE RECURSOS COM O OBJETIVO DE REGISTRAR PISTA DE POUSO NO MUNICÍPIO JUNTO A ANAC.

Moradores do município de Itiúba, sentindo-se a necessidade de ter sua Pista de Pouso Municipal registrada junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), tomarão a iniciativa de buscar de forma popular a realização do registro do Aeródromo Municipal, situado nos terrenos do Distrito de Rômulo Campos, próximo à sede do Lar Santa Maria e o Perímetro Irrigado do DNOCS.

ANAC afirma que a regulamentação do aeródromo cabe ao município, mas caso o município não tenha interesse, pode partir da iniciativa privada, bastando assim, contratar uma empresa de assessoria especializada e proceder à abertura do processo de registro da Pista de Pouso no órgão, que leva cerca de sete meses para obter o registro legal.

Com mais de 36 mil habitantes em Itiúba, mais as cidades vizinhas, Cansanção, Filadélfia e Andorinha, somam juntas um total de R$ 100.198 mil habitantes, em nenhum desses municípios tem Pista de Pouso, só Itiúba, porém, por ora irregular junto a ANAC, ficando assim impedida de receber voos de Taxis Aéreos com UTI, ficando essa população correndo risco de vida, em caso de necessidade de um translado de urgência, recentemente teve o caso de um bebê prematuro que precisou ser transferido para um Hospital na cidade de Recife-PE às pressas, a UTI Aérea teve que usar a Pista de Pouso da cidade de Monte Santo, há 88 km de distância de Itiúba, se a Pista de Pouso do município estivesse registrada, só seriam 15 km até Rômulo Campos, é importante ou não o município investir no registro desta Pista de Pouso? Quanto não se gastou para essa operação de urgência?

Itiúba ter uma Pista de Pouso regularizada junto a ANAC é de suma importância para sua população, pois em um momento de socorro de urgência, poderá ser um equipamento útil para ajudar a salvar vidas. Quantas pessoas não são transferidas por ambulâncias e acabam morrendo no caminho, muitas vezes sem chegar ao Hospital de destino, tempo é vida, um minuto faz muita diferença na hora de salvar uma vida.

Há muitos anos, essa Pista de Pouso era usada pelos servidores e diretores do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) para pouso e decolagem quando vinham ao município de Itiúba, com o passar dos anos, o DNOCS não mais usou aeronaves, deste modo, a Pista de Pouso ficou servindo eventualmente para receber autoridades políticas quando vinham visitar o município em aeronaves particulares, a exemplo, do ex-governador Jacques Wagner e sua comitiva de deputados, onde por diversas vezes já usaram esta Pista de Pouso para pousarem no município.
Como o aeródromo não está registrado, seu funcionamento não é autorizado. Só poderia ser usado em caso de emergência em voo, para evitar acidentes, segundo a Anac. Irregularidades, dependendo do caso, podem ocasionar multas ao piloto, proprietário da aeronave ou do aeroporto, de acordo com o órgão.

Portanto, vimos mobilizar as autoridades do município de Itiúba e das cidades vizinhas, Deputados (as) do estado da Bahia ou empresários de nossa região para ajudar na realização deste Projeto de Registro deste Aeródromo, que custará em média R$ 20 mil reais, o custo benefício em longo prazo no tocante a salvar uma vida valerá muito a pena.

Por: Renilson Ramos.