Diga News

Live discute cultura do cancelamento e cyberbullying

“Cultura do cancelamento: uma nova face do cyberbullying ?” Esse foi o tema apresentado na noite dessa quinta-feira (27) pelo professor e psicanalista Christian Dunker, durante live promovida pelo Plenus Colégio e Curso.

No evento, que encerrou o projeto ‘Maio Azul’, de prevenção e enfrentamento ao bullying escolar, Dunker começou sua fala dizendo que as raízes da cultura do cancelamento são anteriores à internet, porém se consolidou como algo distinto justamente por ter o diferencial tecnológico. “Essa prática destrói reputações e cria mecanismos de extorsão social que provocam cada vez mais medo e hesitação, reduzindo a participação ativa em diálogos e debates”, ressaltou.

Com quase três décadas de clínica e uma larga experiência como professor da USP, Dunker formulou teorias sobre os sofrimentos advindos do excesso das redes sociais, principalmente entre o público adolescente, também trouxe à discussão questões como o ódio e a rivalidade concorrencial, além da propalada competição exacerbada do mundo contemporâneo.

Aberta pela diretora Pedagógica do Plenus, Sílvia Santos, a live de encerramento do ‘Maio Azul’ foi muito produtiva e rica de conteúdos. De acordo com o psicólogo e coordenador do SOE – Serviço de Orientação Educacional da escola, Bruno Ramos, o tema do programa em 2021 não poderia ter sido mais oportuno.

“Vivemos, hoje, uma realidade na qual a prática da ‘lacração’ é uma forma cruel de tentar silenciar o outro. No Maio Azul tivemos um mês inteiro de atividades com capacitações para os professores, grupos de trabalho incluindo alunos, familiares e corpo docente, palestras, além da grande participação de pais de alunos, respondendo aos questionários com desafios para avaliação do conhecimento acerca do bullying escolar”, concluiu.