Diga News

Livro sobre cotidianos universitários conta com artigos de estudantes de Teatro e Pedagogia da UNEB em Senhor do Bonfim

O livro “Vozes estudantis e fios cotidianos universitários” faz parte da série Experiências e Reflexões Discentes, uma coletânea de artigos produzidos por estudantes universitários da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que aborda sobre várias temáticas, colocando o estudante como protagonista da produção científica. O livro será lançado amanhã (12), às 18h30, no Museu de Arte da Bahia em Salvador.

A obra conta com três produções de estudantes do Departamento de Educação, Campus VII da UNEB, sendo dois de estudantes do curso de Teatro, “Vivendo o: Hoje tem espetáculo?- relato de experiência discente”, de Israel Santana e “Terça Cênica: Narrativas do Circo, Teatro e Dança no sertão baiano”, de Tatá Barbosa; e “A escola não te pertence: narrativa autobiográfica de uma das vítimas do preconceito de exclusão no contexto educacional” do estudante de Pedagogia, Geovanx Morgado.

A Série Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, de iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES) em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), que objetiva a divulgação de artigos elaborados por estudantes de graduação e pós-graduação Lato Sensu (Modalidade Presencial), e os discentes da PARFOR, da Universidade do Estado da Bahia, que relatem de forma analítica, crítica e reflexiva, experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem durante suas trajetórias na universidade.

“A construção desse relato pode se configurar como importante potencializador do protagonismo dos autores e dos leitores dos textos publicados nesta Série”, destaca a pró-reitora da PRAES, Elivânia Alves. Nesse sentido, o estudante de Teatro, Israel Santana afirma que “Este é meu primeiro artigo científico produzido e também publicado em livro. Isso é magnífico. É muito importante esse registro, não apenas para mim, enquanto estudante, mas para a academia como um todo”.

A diretora do DEDC VII da UNEB, Suzzana Alice Lima, destacou que essa é uma oportunidade inédita. “Esta obra faz com que a produção do conhecimento seja estimulada e este olhar reflexivo para o cotidiano e para as questões da sociedade contemporânea, se transforma em provocações, produzidas e registradas em publicações que se tornam registro histórico”.

Suzzana adiantou também, que o DEDC VII fará o lançamento do livro “Vozes estudantis e fios cotidianos universitários” em abril de 2020.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)