Diga News

Ministério da Saúde faz alerta para surto de sarampo no Brasil; 907 casos já foram confirmados

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, entre 5 de maio e 3 de agosto, foram registrados 907 casos de sarampo foram confirmados no Brasil. Segundo a pasta, os casos estão concentrados em três estados: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1). A epidemia é um fenômeno global.

Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2017 a doença foi responsável por 110 mil mortes. Ainda segundo as entidades, casos notificados no mundo cresceram 300% nos primeiros três meses em comparação com o mesmo período de 2018.

O ministério da Saúde disse que o Brasil vinha de um histórico de não registrar casos autóctones (adquiridos dentro do país) desde o ano 2000 – entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos, um no Ceará e outro em Pernambuco, a partir de casos importados.

Crianças com mais de seis meses e menos de um ano de idade devem ser vacinadas contra o sarampo caso visitem municípios com surto da doença no país (lista abaixo). O Ministério da Saúde recomendou que as imunizações sejam realizadas ao menos 15 dias antes da viagem. Confira quais são os municípios brasileiros com surto ativo de sarampo até 26 de julho deste ano:

São Paulo, SP

Santos, SP

Fernandópolis, SP

Santo André, SP

Guarulhos, SP

São Bernardo do Campo, SP

São Caetano do Sul, SP

Mauá, SP

Ribeirão Pires, SP

Mairiporã, SP

Pindamonhangaba, SP

Sorocaba, SP

Diadema, SP

Indaiatuba, SP

Osasco, SP

Barueri, SP

Caçapava, SP

Caieiras, SP

Embu, SP

Estrela D’Oeste, SP

Francisco Morato, SP

Hortolândia, SP

Itapetininga, SP

Itaquaquecetuba, SP

Jales, SP

Mogi das Cruzes, SP

Peruíbe, SP

Praia Grande, SP

Ribeirão Preto, SP

São José dos Campos, SP

Taboão da Serra, SP

Taubaté, SP

Rio de Janeiro, RJ

Paraty, RJ

Nilópolis, RJ

Monte Alegre, PA

Santarém, PA

Porto do Moz, PA

Prainha, PA