Diga News

Monte Santo: Chapa de oposição é definida e terá Silvania Matos a Itácia Andrade como pré-candidatas a prefeita e vice

Desde o mês de maio do ano passado já se comentava nos bastidores da política montessantense a possibilidade da união da ex-vereadora, ex-candidata a prefeita e ex-candidata a deputada estadual Silvania Matos (PSB) com o ex-prefeito por três mandatos Jorge Andrade (PSD). Na ocasião ficou definido que, quem estivesse melhor nas pesquisas sairia na cabeça de chapa e o segundo aceitaria a posição de vice.

Nas eleições de 2016 saíram três candidatos, Jorge, Silvania e Edivan Araújo (Vando – PSC) que acabou vencendo as eleições, no entanto, a votação de Jorge juntando a de Silvania foi muito superior, ou seja, juntando os 10.993 votos (36,89%) de Andrade com os 6.553 votos (21,99%) de Matos, teve o total de 17.546, enquanto Vando obteve 12.196 votos ou (40,93%.). A votação dos então candidatos de oposição somados teve o total de 5.350 votos a mais que o vencedor.

Tomando como base esta realidade Jorge e Silvania resolveram se unirem e estão em pré-campanha pelo mesmo ideal, em julho fizeram uma grande reunião no povoado Lagoa Grande, Silvania Matos (PSB) e o ex-prefeito Jorge Andrade (PSD) anunciaram a união entre os dois grupos políticos, e no encontro estadual de Mulheres do PSD em 17 de dezembro em Salvador, o CN encontrou Jorge Andrade e Itácia no evento e ali já estava definido que Itácia seria pré-candidata a prefeita ou vice ao lado de Silvania e que a composição de chapa seria definida depois de pesquisas.

Na tarde desta segunda-feira, 17, as duas estiveram em Salvador ao lado de Jorge Andrade onde tiverem reuniões com o senador Otto Alencar presidente do partido pelo qual Itácia concorrerá e com o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) principal incentivador das campanhas de Silvania e ‘foi batido o martelo’ com o nome de Silvania Matos como pré-candidata a prefeita e Itácia que foi secretária de saúde do município, na vice.

Silvania Matos disse ao Calila Notícias que essa união nasceu da vontade popular e de forma democrática, segundo ela, vinha conversando com a família Andrade e se colocou a disposição junto com eles para que o povo escolhesse, “nós já temos esse resultado e é com muita alegria que hoje celebramos essa união. Juntas trabalharemos muito, ouviremos as pessoas, vamos começar visitar as comunidades e construirmos nosso plano de governo de acordo com o desejo do povo”, afirmou Silvania.

Itácia não escondeu a satisfação de representar a família Andrade e o grupo liderado pelo seu pai Jorge Andrade em poder unir forças com Silvania, algo inédito na história de Monte Santo com duas mulheres numa chapa para concorrer a cadeira do executivo municipal.

“É com muita alegria que externo que sou pré-candidata a vice-prefeita do município de Monte Santo, numa composição com Silvânia Matos, nossa pré-candidata a prefeita. Não tenho dúvida, que o nosso desejo coletivo, de devolver nossa cidade para nosso povo falou mais alto e nos direcionou para essa união, que fará Monte Santo mais feliz, mais digna e melhor de se viver. Juntas, com o apoio de nosso querido Jorge Andrade, ex-prefeito, os amigos de Silvânia e nossos amigos caminharemos para dialogar com a população, unido forças, para que nosso povo não continue sofrendo como está”, concluiu a enfermeira e ex-secretária de saúde .

PT também lança pré-candidato a prefeito

Num ato que marcou a posse do novo diretório municipal do PT de Monte Santo na última sexta-feira (14), o PT local oficializou a pré-candidatura de Luis Costa a prefeito do município.

Redação Calila Noticias