Diga News

Monte Santo: Médico acusa ex-prefeito de interromper atividades da atenção básica após perder eleição

O médico Ariston Filho, que trabalha nos povoados de Lagoa do Saco e Salgado, acusou o ex-prefeito de Monte Santo Vando de interromper as atividades da atenção básica no dia 16 de dezembro de 2020, em retaliação à derrota sofrida por ele nas urnas em novembro. Na ocasião, Silvania Matos, do PSB, foi eleita prefeita da cidade.

De acordo com Ariston, a Secretaria Municipal de Saúde teria determinado a suspensão das atividades no dia 15, mas postos de saúde funcionaram até dia 16. Ainda segundo o médico, nenhum funcionário recebeu o salário do mês. “Inclusive Lagoa do Saco funciona às segundas e quartas, eu cancelei Lagoa do Saco na quarta (16) e adiantei para a comunidade de Salgado, para que a mesma não ficasse desassistida”, disse ao BNnews.

Ariston fez vídeos que foram disseminados no WhatsApp e mostram que o posto de Lagoa do Saco não estava funcionando. “Dá para ver as cadeiras vazias e a ausência de pacientes”, completou.

BNews entrou em contato com a assessoria do ex-prefeito.  Em nota enviada para a reportagem, a ex-secretária municipal de Saúde, Antonieta Costa, negou a acusação de “retaliação política” após a derrota do ex-prefeito Vando nas urnas.

No texto, a ex-titular da pasta alega que, “a partir dos dias 16 e 18 de dezembro, as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram suspensas na zona rural e na sede da cidade, respectivamente, em virtude do recesso do final de ano. Durante esse período, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o hospital municipal e o hospital de campanha funcionaram normalmente para atender a população local”.

Ainda de acordo com a ex-secretária, “até o dia 31 de dezembro, o Governo Federal não havia repassado os valores referentes às despesas da atenção básica no município, impossibilitando o pagamento de parte dos servidores da saúde”. Segundo Costa, “a denúncia é infundada e não passa de uma difamação contra quem mais trabalhou pela saúde municipal”.

“O ex-prefeito Vando foi responsável pela reforma e ampliação das UBS, reconstrução do hospital municipal, viabilização da compra de respiradores, bem como pela entrega de ambulâncias e implantação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), sendo a saúde a principal marca do legado deixado para os munícipes. Atualmente, a saúde de Monte Santo é referência em toda a região”, concluiu. ( Fonte: Bnews)