Diga News

MORRE ARAGUACY FONSECA, EX-PREFEITA DE ANTÔNIO GONÇALVES

Morreu na manhã desta segunda-feira (07) em sua residência a rua Cândido Fonseca, em Senhor do Bonfim, a ex-prefeita de Antônio Gonçalves , ARAGUACY FONSECA GONÇALVES DA SILVA, com 104 anos de idade. Além de ser a primeira prefeita da história do município, ARAGUACY foi vereadora do município de Campo Formoso,Ba, e Deputada Estadual.

A ex-prefeita governou o município de Antônio Gonçalves entre os anos de 1963 a 1966, ou seja, durante
quatro anos, foi vereadora de Campo Formoso no período de 1959 a 1962 e Deputada Estadual entre os anos de 1967 a 1971.

Veja um pouco da Biografia da Ex-Prefeita;

Cursou o primário na Escola Regina Bandeira no Senhor do Bonfim e o secundário no Educandário dos Perdões, em Salvador, na Bahia. Formou-se em magistério pelo Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina, em Pernambuco, em 1933.
Foi professora primária e diretora na Escola Reunidas Ascitriano de Carvalho, inspetora e supervisora escolar na região de Senhor do Bonfim, e presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em Campo Formoso (BA). Criou a Associação de Amparo à Maternidade Infantil e Posto de Puericultura de Campo Formoso.
Foi eleita vereadora de Campo Formoso pelo Partido Libertador (PL), de 1959 a 1962. Entre os anos 1960 a 1962, quando o então povoado de Itinga da Serra era administrado pelo município de Campo Formoso, a professora Araguacy Gonçalves, juntamente com outros correligionários, iniciou o movimento que culminou com seu desmembramento de Campo Formoso.[2] Em 5 de julho 1962 ocorreu a emancipação política do município, que recebeu o nome de Antônio Gonçalves em homenagem ao médico que prestou relevantes serviços à população da região. Em 1962 houve eleição para escolha do primeiro gestor municipal e Araguacy Gonçalves foi eleita, tornando-se a primeira prefeita do município de Antônio Gonçalves.[3] Passou a existir também a Câmara de Vereadores composta por nove vereadores, os quais não eram remunerados. Na ocasião Araguacy pertencia ao Partido Social Democrático (PSD), e governou a cidade de 1963 a 1966. Foi também deputada estadual pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) de 1967 a 1971.
Fonte: Nonato Noticias