Diga News

O que são Soft Skills?

Você sabe o que são Soft Skills? Entender esse conceito fará toda a diferença quando você estiver no mercado de trabalho!  O termo é utilizado para se referir a uma gama de competências e habilidades relacionadas à capacidade do indivíduo de interagir de forma eficaz com outros colegas.

Elas são diferentes das Hard Skills, por exemplo, que se referem apenas às habilidades técnicas que a pessoa adquire ao longo de sua formação, comprovadas por meio de certificados, diplomas ou avaliações.

Um estudo feito por algumas universidades americanas, incluindo Harvard, atestou que a produtividade de uma empresa aumenta em cerca de 12% investindo apenas em soft skills. Isso demonstra o peso que essas características interpessoais possuem.

Por isso é importante que você conheça algumas das soft skills mais valorizadas pelas organizações! Confira:

Colaboração

A colaboração é importante para manter a convivência e a limpeza da casa em dia. Da mesma forma, em uma empresa, a colaboração é uma ferramenta que melhora os resultados alcançados. Para se ter uma equipe colaborativa, é necessário exercer a empatia, interagir com os colegas com o objetivo de melhorar a comunicação e, consequentemente, unificar os objetivos.

Comunicação

Para além de saber ouvir e escrever bem, uma comunicação eficaz diz respeito a transmitir e interpretar ideias de forma fiel, saber falar para diferentes públicos e ter um bom poder de persuasão.

Criatividade

Em um mercado tão competitivo, a criatividade é importante para buscar lugar de destaque, por meio da proposição de soluções e da inovação.

Resiliência

Em um momento de crise, como a que estamos vivenciando, essa pode ser uma das soft skills mais requisitadas. A resiliência se refere à capacidade de se recuperar depois de enfrentar adversidades. Ela exige um preparo maior para lidar com problemas, mudanças e pressões do cotidiano.

Leia mais: Como potencializar as chances profissionais desde a graduação

Vânia Castro
Comunicação e Marketing