Diga News

Odontologia do Futuro: Conheça as 5 principais tendências

A constante transformação do mundo atingiu muitos setores e profissionais, inclusive aqueles que cuidam da nossa saúde bucal.  A cada dia, as clínicas odontológicas apresentam-se mais bem estruturadas e completas, contando com várias especialidades. O objetivo é proporcionar que o paciente possa resolver tudo num mesmo ambiente, sem precisar se deslocar para vários espaços.

O coordenador do curso de Odontologia da UniFTC de Juazeiro, William Bogard, orienta que os futuros colegas acompanhem esses movimentos: “Buscar se atualizar constantemente, com leituras, pesquisas, participação de cursos, além de estar atento às novas possibilidades”.

Para a alegria dos estudantes, especialistas indicam que o mercado da Odontologia tende a continuar promissor, devido aos avanços tecnológicos. Então, separamos as principais tendências para você se antenar:

Tecnologia a Laser

 Hoje, o tratamento dentário ainda pode ser bastante invasivo, mas com o advento de tecnologias, como equipamentos a laser, o procedimento deixa de ser doloroso, tornando-se mais preciso,rápido e com uma melhor recuperação em menos tempo.

Harmonização facial

A preocupação com a estética chegou para ficar. Segundo William, técnicas de harmonização facial, como preenchimento de lábios, redução de bochechas e afinamento de nariz, já se consolidaram e devem ganhar ainda mais espaço.

Botox

A aplicação de botox por dentistas está em expansão. É mais um recurso estético para quem quer ficar com uma aparência jovial e diminuir as rugas. “É uma maneira de devolver a autoestima ao paciente, pois o procedimento oferece mais qualidade de vida e bem-estar, já que estamos falando do sorriso”, frisou o professor. Segundo ele, o método também pode ser indicado para resolver problemas de simetria na face, sorriso gengival e casos de bruxismo.

Laminados cerâmicos

Recobrir os dentes com lentes de contato, intitulada de laminados cerâmicos, é outra forte aposta. É uma opção para correção de algumas disfunções, como fechamento de espaço interdental e correção de dentes quebrados.

William conta que os pacientes começaram a ficar muito exigentes, não apenas desejando dentes mais brancos, mas em busca do sorriso perfeito, tamanho ideal, forma e dentes bem alinhados.

 Implantodontia

Para os pacientes totalmente sem dentes, existe hoje a possibilidade de colocar prótese sobre implante e restabelecer a função oral – é a chamada implantodontia.

“Com esse procedimento, o rejuvenescimento é notório”, destaca o coordenador que também é especialista em implantodontia.

 #VempraUniFTC

O curso de Odontologia da Rede UniFTC passou por um processo de modernização recentemente, recebendo diversos investimentos. Além de laboratórios e clínicas para aulas práticas e atendimento ao público, adquirimos parcerias de excelência, como o Instituto de Odontologia das Américas, considerada a maior rede de educação continuada em Odontologia em toda a América.

Hoje, ofertamos a formação em Odontologia em Salvador (Paralela), Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista e Eunápolis. Por meio de uma matriz curricular focada no desenvolvimento de competências; de uma equipe de professores altamente qualificada, composta por mestres e doutores; e da adoção de metodologias ativas, estimulamos nossos alunos, desde os primeiros semestres, a buscarem inovações na atuação profissional. Um compromisso com a evolução que assumimos para oferecer uma experiência transformadora aos nossos estudantes.

Junte-se ao time: 5 motivos para estudar na UniFTC