Diga News

Produção audiovisual da UNEB apresenta memórias do São João em Senhor do Bonfim

Em homenagem aos festejos de São João em Senhor do Bonfim, o projeto “Videoartes contra o coronavírus” do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB divulga a produção “São João na pandemia”. O audiovisual apresenta memórias sobre as tradições e singularidades dessa festa cheia de cor, cultura e alegria que é fundamental para o bem estar do povo nordestino.

Diante a pandemia do novo coronavírus, que impossibilita a realização dos festejos de São João, o vídeo traz memórias da cultura, da arte junina, do imaginário e da identidade nordestina. E ressalta a importância das pessoas celebrarem o São João na própria casa, sem aglomeração, com comidas típicas e forró, mantendo a cultura e a arte na vida de todos.

Dessa forma, o vídeo reflete sobre a relevância sociocultural dos festejos de São João e das manifestações no processo identitário. Além de lembrar que, para a harmonia da vida em sociedade é necessário a quebra da rotina, assim, os festejos de São João em Senhor do Bonfim “talvez sejam a expressão máxima dessa ruptura que reúne arte e vida, cultura e apreciação estética, diversão e conhecimento, história e renovação, beleza e lazer”, expõe o coordenador do projeto, Filipe Dias.

O Projeto “Videoartes contra o coronavírus” coordenado pelos professores de Teatro do DEDC VII da UNEB, Filipe Dias e Michel Guimarães, conta com a monitora bolsista, Tatá Barbosa. Além dos monitores voluntários Celo Cardoso, Lucas Souza, Melissa Bonfim, Murillo Aguiar e Uriel Caruano.

A produção “São João na pandemia” conta com roteiro do professor de Teatro do DEDC VII da UNEB, Reginaldo Carvalho. Além da participação de artistas e personalidades de Senhor do Bonfim. A produção está disponível no canal “Videoartes contra o coronavírus- UNEB Campus VII” no YouTube. Confira a produção através do link: https://www.youtube.com/watch?v=C2DKnhQBRjw.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)