Diga News

Projeto da UNEB em Senhor do Bonfim discute sobre teatro e revolução

Dar voz aos oprimidos, enfrentar os opressores, promover revolução. Esses são alguns dos objetivos do Teatro do Oprimido, criado na década de 1960, no contexto da ditadura militar, pelo teatrólogo e dramaturgo brasileiro, Augusto Boal. Diante da importância dessas discussões que continuam tão atuais, a exemplo das centenas de vidas negras perdidas por dia, o Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB criou o projeto “Estudos Virtuais em Teatro do Oprimido” que mescla o estudo de Arte, Teatro, Educação e Revolução.

O projeto idealizado pela professora da licenciatura em Teatro do DEDC VII da UNEB, Taína Assis, visa estudar virtualmente e de forma coletiva alguns conteúdos sistematizados pelo autor Augusto Boal, despertando nos participantes o desenvolvimento de estruturas relacionadas à ética e solidariedade. Atualmente, o grupo é composto por 19 participantes e conta com a colaboração do professor da licenciatura em Teatro, Enjolras Oliveira. O grupo se reúne semanalmente, de forma virtual, para discutir conteúdos ligados à Poética e experimentar jogos e exercícios do Teatro do Oprimido.

“Estamos juntos e conectados, produzindo conhecimento e discutindo sobre temas que extrapolam os conteúdos didáticos. Eles dizem respeito ao momento atual que estamos vivendo, aos nossos sentimentos em relação a tudo isso, e a arte que queremos ou estamos produzindo diante de tantas incertezas. Não tenho dúvidas que estamos caminhando para as necessárias e inevitáveis, micro revoluções!”, frisou, Taína.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)