Diga News

Rede UniFTC retoma aulas práticas presenciais em Juazeiro

A instituição segue Decreto n°631/2020 do município de Juazeiro na Bahia, que institui Protocolo de Biossegurança para retorno das aulas práticas

 

A Rede UniFTC vem gradualmente retornando as aulas práticas nas unidades que integram  o grupo educacional, sempre seguindo as recomendações das autoridades. A segunda unidade a reabrir para as atividades práticas presenciais é a Faculdade UniFTC de Juazeiro, que já se organizou para receber os alunos no próximo dia 13 de outubro, seguindo totalmente o protocolo de Biossegurança.

 

Assim como sua unidade vizinha, situada em Petrolina, as equipes de Juazeiro estão trabalhando severamente para que todas as condições sanitárias para o enfrentamento da COVID-19 sejam respeitadas. Antes de entrar nos laboratórios, todos os estudantes cumprirão as recomendações de higiene para o enfrentamento da Covid-19, como sanitizar os pés, respeitar o distanciamento de 1,5 m, medir a temperatura, higienizar as mãos, dentre outros cuidados. Todos os alunos receberão face shield que terá uso obrigatório na faculdade.

 

Para mais informações, acesse o portal Meu Retorno com Segurança

 

Com o apoio dos professores do Colegiado de Enfermagem da Faculdade UniFTC de Juazeiro, também será disponibilizado um plantão de vigilância epidemiológica baseado no protocolo de Biossegurança.

 

A UniFTC assumiu o compromisso de seguir as orientações para enfrentamento da pandemia. Até o momento foram executadas as seguintes ações: dedetização do espaço; limpeza sanitária de toda a instituição, inclusive ar condicionado e caixa d’água; compra de equipamentos de proteção individual necessários aos professores, alunos e colaboradores; instalação de câmera térmica para medição da temperatura em grupos e totens para higienização das mãos, dentre outros cuidados exigidos no protocolo de Biossegurança.

 

Foi montada também uma ambientação informativa, que orienta os presentes sobre as condutas mais seguras e os estimula sobre a prevenção para o bem de todos. Para garantir um retorno com segurança, a UniFTC também realizou capacitação on-line para os colaboradores das unidades que compõem o Grupo Educacional.

 

Aluno poderá escolher seu horário de aula

 

Será enviado um formulário e todos devem preencher selecionando o horário de aula desejado, conforme disponibilidade. “É importante que todos preencham para a organização de nossos espaços. Estamos prontos e ansiosos para receber os estudantes. Todas as medidas necessárias para garantir um retorno tranquilo está sendo aplicado. Assim como na unidade de Petrolina, teremos alunos confiantes dentro do campus, pois os docentes e colaboradores receberam as informações essenciais para garantir a segurança da comunidade acadêmica, além do controle efetivo dentro dos laboratórios e demais ambientes da instituição”,  esclarece o diretor da UniFTC de Juazeiro, Andrei Mello. .

 

As aulas teóricas na UniFTC de Juazeiro e Petrolina, assim como em todas as outras unidades da UniFTC, permanecem sendo realizadas de maneira virtual, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).

 

Aulas teóricas e demais unidades

 

As aulas teóricas em Petrolina, assim como em todas as outras unidades da UniFTC, permanecem sendo realizadas de maneira virtual, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).

 

Lembramos que as instituições de ensino superior são controladas por determinações da esfera Federal – como os ministérios da Saúde e da Educação -, mas, por conta da pandemia, as atividades em seus campi passaram a ser reguladas pelos estados e municípios. Ressaltamos que o estado de Pernambuco emitiu um decreto informado a possibilidade de reposição das aulas práticas para instituições de ensino técnico e superior. Na Bahia, as aulas seguem suspensas.