Diga News

Segunda temporada do Podcast Calumbi estreia nesta terça-feira (16)

Depois da temporada de estreia, que apresentou as origens de Senhor do Bonfim e suas características mais marcantes, o Podcast Calumbi chega à sua segunda temporada. Intitulada “O Piemonte Norte do Itapicuru”, a nova temporada conta com oito episódios e será veiculada a partir do dia 16 de fevereiro, com episódios novos lançados sempre às terças-feiras. Os episódios abordam a história dos municípios que, juntos a Senhor do Bonfim, compõem a região — Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Caldeirão Grande, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Ponto Novo e Andorinha.

A segunda temporada do Podcast Calumbi tem como objetivo registrar e preservar as culturas sertanejas que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru, além de expandir a percepção dos ouvintes a respeito dessa região de realidades múltiplas. Para isso, a elaboração dos episódios conta com a utilização de documentos e pesquisas historiográficas, além de entrevistas com estudiosos e agentes culturais.

“O nosso Podcast busca promover a visibilidade positiva deste território, que normalmente aparece na mídia devido a dois acontecimentos: tragédias ou grandes festas, a exemplo dos festejos juninos. Vamos transcender essas questões, apresentando um panorama da produção cultural e histórica, acontecimentos e particularidades de cada município que integra a região”, destaca a idealizadora e apresentadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana.

A temporada pretende promover uma conexão histórica e identitária entre os moradores da região, que a partir dos episódios poderão compreender que as origens dos municípios se assemelham e que os nascidos nessa localidade são descendentes dos mesmos povos indígenas. “Conhecendo nossa história, vamos nos fortalecer enquanto grupo, ao mesmo tempo em que reconheceremos as identidades particulares”, frisa Adriana.

Ao final de cada episódio, serão apresentadas dicas de atrações turísticas, músicas, livros, filmes e outros conteúdos produzidos nos municípios ou sobre os municípios, para fazer circular a produção cultural local.
Nesta temporada, as cidades serão apresentadas de acordo com a ordem em que foram emancipadas politicamente. O episódio de lançamento aborda a história e a cultura de Campo Formoso, primeira a se emancipar no território depois de Senhor do Bonfim. Conhecida como “capital dos minérios”, devido à grande riqueza do seu solo, Campo Formoso também se destaca como a localidade que deu início ao povoamento da região.

O Podcast Calumbi está disponível gratuitamente em todas as plataformas de streaming, como: Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts, Google Podcasts e Youtube.

A segunda temporada do programa tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Link do Podcast Calumbi no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCbAudiFFMTlZBdRRSWjB8Rw

Link do Podcast Calumbi no Spot:

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi