Diga News

Senhor do Bonfim: Pelo menos oito vereadores estarão mudando de partido.

O vereador que quiser mudar de partido para se candidatar à reeleição ou a prefeito nas eleições municipais deste ano tem de hoje (5) até o dia 3 de abril para fazê-lo, na chamada “janela partidária”.

Aqui em Senhor do Bonfim, os vereadores; Cleiton Vieira (PRTB), Mimo de Igara (PRTB), Otávio Xisto (PMN), Carlos de Tijuaçu (PRB), Lucia Cerqueira (PRB), Pebinha (PSB) e Deto (PROS), já nunciaram que deverão deixar suas legendas. Por estarem na oposição, os vereadores Deto, Laércio Jr (PPS), e Pebinha, deverão se filiarem no DEM, PRB, PSDB, ou, PSL. Já os vereadores da base do prefeito Carlos Brasileiro, estarão migrando para PT, PSD, PROS, ou, PCdoB.

Quem também vai mudar de legenda é o vice-prefeito, José Antonio, que deverá sair do PSB, para se filiar no PT.

A janela antes das eleições, inserida na legislação pela minirreforma eleitoral de 2015, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato.

O prazo para a janela partidária sempre se encerra seis meses antes do pleito. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, no dia 25 do mesmo mês.

Fonte: Ivan Silva noticia