Diga News

SINPUMCA solicita adicional de insalubridade no percentual de 40% a todos os servidores que trabalham no combate à Covid-19

Em defesa dos servidores municipais de Capela do Alto Alegre que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Capela do Alto Alegre (SINPUMCA) entregou ontem (12), ofício à prefeitura e à secretaria municipal de saúde, solicitando o pagamento de adicional de insalubridade no percentual de 40% a todos os servidores que estão no combate à Covid-19. O SINPUMCA ressalta que alguns profissionais podem estar recebendo o benefício, mas nos percentuais de 10% ou 20%, portanto é necessário que haja aumento para 40% devido ao grau máximo de insalubridade.

A solicitação tem embasamento em medidas adotadas por outros entes federados, que já estão implantando o adicional de insalubridade no percentual de 40% a todos os servidores que trabalham na luta contra à Covid-19. Além disso, já esta em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 744/2020 que dispõe sobre o pagamento do adicional de insalubridade no percentual de 40% a todo trabalhador da saúde cujas instituições em que trabalham estejam vinculadas ao atendimento de pacientes infectados pela Covid-19.

Nesse sentido, o presidente do SINPUMCA, Erivaldo Almeida, ressalta que “Muitos profissionais estão correndo o risco de serem contaminados pelo novo coronavírus, portanto o adicional de insalubridade de 40% deve ser um direito desses trabalhadores”.

Lorena Simas
Assessora de Comunicação do SINPUMCA