Diga News

TCM aprova contas de 2018 da Prefeitura de Ponto Novo

O foguetório em Ponto Novo, no fim da tarde desta quinta-feira (19) era em comemoração a aprovação das contas da Prefeitura Municipal, exercício 2018, sob responsabilidade do prefeito Tiago Venâncio. Era pra tudo isso mesmo? Você pode estar se questionando ou pode ter feito essa pergunta ao ouvir o barulho. Eu respondo que sim, e vamos analisar o porquê agora.

Nos últimos dez anos, as contas de cinco exercícios (09, 10, 11, 12 e 14) foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia-TCM, e outras quatro foram aprovadas, mas com ressalvas. É inacreditável, mas é verdade! Desde 1990, quando o Tribunal começou a julgar as contas do município, é a primeira vez que um gestor tem suas contas aprovadas na íntegra, e esse, é sim, um motivo para comemoração, afinal, é um feito inédito em nossa cidade.

Mas essa não é a obrigação de todo prefeito? Sim, claro! No entanto, os anteriores não conseguiram fazer o dever de casa, pior, tem gente inelegível até hoje, punida pela falta de zelo com os recursos públicos.

A população deve comemorar? Cada um deve agir como lhe aprouver, mas a aprovação das contas de um prefeito significa que ele conseguiu equilibrar receitas e despesas, utilizar os recursos de forma eficiente e respeitar os limites legais. Além disso, mas não menos importante, significa que o gestor não desviou dinheiro para enriquecimento ilícito (pelo menos não fora detectado) de parentes ou de famílias apadrinhadas, não precisará comprar vereadores para reverter decisão desfavorável do TCM para ter o direito de buscar a reeleição e, consequentemente, os recursos podem ser aplicados considerando as reais necessidades da população, mesmo diante das dificuldades.

Agora cabe esclarecer aqui o motivo pelo qual eu escrevi esse texto: todos sabem que, talvez, não haja em Ponto Novo alguém mais cricri (crítico) do que eu. Desde os tempos de Portal Ponto Novo que não me esquivo de opinar, criticar e até denunciar. Hoje não uso mais o mesmo meio para fazer isso, mas mantenho a mesma postura onde quer que eu vá, de criticar construtivamente e de manter-me atualizado em relação aos passos do atual gestor. E porque faço isso? Porque sou um cidadão que, além de ter votado nele, pago seus salários em dia e o elegi para administrar corretamente o nosso dinheiro. Para finalizar, a Bíblia recomenda que demos a Cézar o que lhe é devido, então cabe aqui parabenizar o prefeito Tiago pela gestão eficiente e cuidadosa. Existem pontos que discordo, e ele sabe disso, mas nada é tão importante quanto saber que Ponto Novo tem, pela primeira vez, contas aprovadas na íntegra. Parabéns prefeito, continue trilhando o caminho dos princípios fundamentais da administração pública, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; faça da sua gestão um exemplo a ser seguido pelos seus sucessores, e mesmo que alguns não entendam o que isso significa, todos nós ganharemos com essa atitude. Eu vou estar de olho, como sempre estive! Vou criticar, mas saberei elogiar quando merecer.

Por Josimar Ferreira