Diga News

UNEB discute sobre saúde da população negra

 

Contos, lendas e muita informação fizeram parte do I Simpósio de Saúde da População Negra realizado ontem (30) pelo Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB. O Simpósio contou com a participação de professoras e pesquisadoras que estudam sobre a população negra e defendem a bandeira contra o racismo.

No evento foi discutido sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), que apesar de estar posta desde 2009 pelo Ministério da Saúde, não acontece na prática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A PNSIPN tem como objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e nos serviços do SUS.

A professora do DEDC VII da UNEB, Carmélia Miranda, ressaltou que “Foram mais de 300 anos de escravidão, e até hoje, nós negros, ainda sofremos. Na saúde pública no Brasil, que sabemos que é sucateada, a maioria das pessoas que utilizam o SUS é a população negra, que é constantemente mal tratada. Por isso, o profissional de saúde, seja agente comunitário, enfermeiro, médico, etc. precisa se humanizar, entender e respeitar a cultura do outro”.

Nesse sentido, a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Edna Araújo, destacou que “Eventos como esse são importantes, pois precisamos falar sobre o racismo interpessoal e institucional. Assim, quando alguma instituição propõe um debate como esse, significa que vamos dar visibilidade ao problema que tem levado a morte de muitas pessoas. Precisamos desconstruir as desigualdades sociais, na qual algumas pessoas têm direito a vida, e outras não”.

Nessa perspectiva, a diretora do DEDC VII, Suzzana Alice Lima, frisou que é preciso que existam espaços como este simpósio para fortalecer as discussões acerca da população negra. “Trabalhos dessa natureza são extremamente importantes e nos representam enquanto instituição”, finalizou Suzzana.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)