Diga News

UNEB em Senhor do Bonfim aborda sobre o uso de otólitos em estudos de peixes

A quinta edição da série “Lives da Ictiologia” discute sobre “O uso de otólitos em estudos de peixes” na próxima segunda-feira (15), às 16h, com transmissão pelo perfil do Instagram @lepmz. A live aborda questões como: qual a função dos otólitos? Por que é importante o estudo dessas estruturas em peixes? Como são esses estudos? E quais os principais resultados até o momento? A série é idealizada pelo Laboratório de Ecologia de Peixes e Museu de Zoologia (LEPMZ) do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB.

Otólitos são estruturas formadas por cristais de carbonato de cálcio, localizadas no labirinto do ouvido interno dos peixes. Através dessas estruturas, com técnicas de cortes, por exemplo, é possível determinar a idade e crescimento dos peixes; e através da química de otólitos, identificar locais de origem e migração dos peixes. É um estudo novo e poucos locais no Brasil tem o instrumento que faz a leitura depois da química.

Para falar sobre esse assunto, a live conta com a participação da doutora em Biologia Animal, Taynara Franco, com mediação da professora do DEDC VII da UNEB e coordenadora do LEPMZ, Ana Paula Guedes.

A série “Lives da Ictiologia” acontece toda segunda-feira, às 16h, no mesmo perfil.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)