Diga News

UNEB em Senhor do Bonfim abre inscrições para curso de extensão sobre história e cultura afro-brasileira e africana

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, através do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro) abre inscrições para o curso de extensão “A África que há em nós! História, Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais”. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro. O curso é gratuito.

A iniciativa visa discutir sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana e a contribuição dos africanos escravizados e de seus descendentes para a construção da nação brasileira. Assim, aborda sobre políticas públicas para a população negra, racismo, feminismo negro, comunidades quilombolas, dentre outros temas.

O curso terá encontros semanais às terças-feiras, das 19h às 21h, com início no dia 15 de setembro. As aulas serão transmitidas pelo canal do LahAfro no YouTube e ficarão disponíveis na plataforma. Com carga horária de 80h, o curso será dividido em dois módulos, com oito encontros cada.

Os participantes que atingirem mais de 75% de presença receberão certificado. Para isso, os cursistas terão o prazo de até uma semana após a aula para confirmar presença e enviar atividade remota proposta.

“Essa é uma grande oportunidade formativa, articulada às demandas do currículo que, pela Lei 10.639, afirma a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira nos conteúdos escolares em todas as modalidades de ensino. Além de ser uma formação completar, visando à atualização dos conhecimentos dos participantes”, destaca uma das coordenadoras do Lahfro, Eliana do Sacramento.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/WGnSCZs4nZEjfzQ68.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)