Diga News

UNEB em Senhor do Bonfim e HEMOBA juntos pela doação voluntária de sangue com agendamento

A UNEB e a HEMOBA estão juntos pela doação voluntária de sangue com horário marcado para evitar aglomeração de pessoas. Os estoques estão muito baixos em várias unidades da HEMOBA, inclusive em Senhor do Bonfim. Por isso, o Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, alerta sobre a importância da doação de sangue, ato que pode salvar vidas.

A pandemia do novo coronavírus ocasionou a baixa adesão de doadores de sangue. Essa diminuição pode ser explicada pelo medo do doador se contaminar em ambiente hospitalar, ou ainda, devido a restrições decorrentes do contato de doadores com pessoas que apresentem sintomas da Covid-19.

No entanto, é importante salientar que o consumo de sangue é diário e contínuo por pessoas com anemias crônicas, por acidentes que causam hemorragia, tratamento de câncer e outras doenças graves.

Os hemocentros estão preparados para recebê-los. De acordo com informações da Agência de Saúde, esses serviços estão disponibilizando condições que atendem às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do cuidado com agendamentos para evitar aglomeração de pessoas.

Para realizar a doação no hemocentro de Senhor do Bonfim ligue (74) 3541-3256, ou agende pelo e-mail: [email protected]

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/UNEB)
Com informações da Agência de Saúde.