Unimed Vale do São Francisco comemora Semana do Idoso com programação especial


Um drive thru concorrido e bastante animado, marcou nesta sexta-feira (9) no Espaço Viver Bem da Unimed Vale do São Francisco, em Petrolina – PE, o encerramento das comemorações da Semana do Idoso com a temática ‘Autorresponsabilidade do Idoso no cuidado com a saúde’.

Fantasiados sob a inspiração do tema ‘Baile de Máscaras’, um grupo de idosos beneficiários da cooperativa médica dividiu as alegrias da tarde com os familiares e amigos em um desfile bem humorado onde não faltaram criatividade e descontração. Ainda pela manhã, as atenções do programa ‘Idoso Bem Cuidado’ se voltaram para o tema ‘Distúrbios Miccionais, que foi o assunto de uma live/palestra ministrada pelo médico geriatra Gusthavo Fellipe Gomes de Sá
e a fisioterapeuta Michele Xavier.

As comemorações da Semana do Idoso, que tem seu dia maior instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1º de outubro, começaram nesta mesmo data com o tema ‘Por que é importante o autocuidado com a saúde na terceira idade?. Live/palestra ministrada pela médica geriatra Andreia Biasotto e a terapeuta ocupacional Amanda Vieira.

Na última segunda-feira (5), a programação prosseguiu com uma live/palestra sob o tema ‘Taichi em meditação e suco da vida’, ministrada pela nutricionista Daniela Rodrigues e o educador físico Leonam de Freitas

Na terça-feira (6), o programa ‘Idoso Bem Cuidado’ continuou a série de lives exibidas pelo canal do instagram:@unimedvsf, com a psicóloga Sâmia Lemos e a enfermeira Anna Karla, abordando o tema ‘O afeto como caminho de cuidado na saúde do idoso’.

Ainda com o foco na autorresponsabilidade do idoso, a Unimed Vale do São Francisco realizou na quarta-feira (7) a live/palestra ‘Importância das relações familiares no cuidado com o idoso’, ministrada pelas assistentes sociais Aparecida Freire e Priscila Telles.

Na programação da quinta-feira (8), a atração principal foi a apresentação da 2ª edição do livro ‘Contos e crônicas que ressignificam relatos e vivências na Pandemia do COVID-19’, do grupo ‘Mente Saudável’, via Google Meet sob a coordenação da enfermeira Andreza Conrado e da psicóloga Sâmia Lemos.

De acordo com a enfermeira do programa Idoso Bem Cuidado, Andreza Conrado, o evento foi avaliado positivamente tanto pela escolha dos temas abordados como pela participação dos idosos e familiares.

“A programação da Semana do Idoso 2020 focou nos cuidados da saúde, nas medidas de prevenção e busca de bem estar. Permitiu a ampliação dos conhecimentos na área e um maior contato entre paciente, familiar e cuidador”, ressaltou.

Andreza Conrado destacou ainda que a maior parte da programação foi realizada de forma lúdica, no conforto da residência “para que o idoso possa aprender se divertindo e também como medida preventiva contra o novo coronavírus”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *