Diga News

Univasf tem projeto aprovado no Programa Pesquisa para o SUS-PE da Facepe para desenvolver teste rápido de diagnóstico da Covid-19

A testagem em massa é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das estratégias para proteger a população durante a pandemia de Covid-19. Em meio a esse contexto, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve uma proposta de pesquisa, que visa elaborar um novo tipo de teste rápido, aprovada para ser realizada com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS-PE). O projeto, coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) Rodrigo Pereira Ramos, pretende desenvolver um teste portátil, com baixo custo, boa confiabilidade e uso prático, baseado em inteligência artificial.

O PPSUS-PE tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A Facepe divulgou o resultado final da seleção para o Programa na última segunda-feira (1º). Ao todo, 30 projetos científicos foram aprovados para financiamento, entre eles o “Estudo de viabilidade e implementação de dispositivo para diagnóstico do SARS CoV-2 utilizando espectroscopia NIR”, proposto pelo docente do Cenel. A equipe de pesquisadores conta também com os professores Daniel Costa e Ricardo Prates, respectivamente dos Colegiados de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) e Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf; e do professor Eduardo Simas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

#univasf #pesquisa #inteligenciaartificial #covid19brasil #novocoronavírus #cenel #cenamb #facepe #ufba