Diga News

Vídeo: Carreata pede reabertura dos Shoppings em Salvador

Lojistas fazem carreata, na manhã desta sexta-feira, até a prefeitura de Salvador para pedir a reabertura dos shoppins na capital baiana. Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar apenas em sistema drive-thru. O grupo de manifestantes está concentrado na Avenida Tancredo Neves de onde sairá em direção ao Palácio Thomé de Sousa com a expectativa de ser atendido pelo prefeito ACM Neto. O decreto municipal que suspendeu o funcionamento dos centros de compras foi prorrogado até 30 de junho.

Um dos representantes do movimento, Adelmo Silva Filho, pede que a gestão municipal revise a cobrança de impostos como o IPTU. “Queremos sensibilizar a prefeitura para que nesse momento não cobre impostos. Não é justo pagar IPTU de empresas que estão fechadas. Como a gente vai manter empregos sem trabalhar e ainda pagar tributos? Pedimos, ainda, a abertura responsável do comércio”, disse.

Segundo ele, a Fecomércio não tem dado o devido suporte aos lojistas. “O contato com a prefeitura é superficial e a Fecomércio já virou as costas para a gente. Precisamos que a Federação atue e nos posicione sobre a questão tributária e nos dê posicionamento sobre a abertura dos shoppings. Não temos perspectiva se seremos atendidos pelo prefeito, mas ele está ciente do nosso protesto”. Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), a Fecomércio informou que não tinha relação com o protesto marcado para hoje e que mantém canal de diálogo aberto com a prefeitura para a retomada das atividades.

Em nota, a prefeitura disse que “os próprios shoppings entendem que o momento ainda não é de reabrir, pois o percentual de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ainda não alcançou o patamar desejado – de 70% para baixo. A retomada das atividades econômicas está acontecendo de forma gradual na cidade, e seguindo protocolos de segurança específicos para cada setor, visando a proteção de todos. Em relação a medidas econômicas, a Prefeitura estuda a questão”.

https://www.youtube.com/watch?v=czW_vYxCtMw&feature=emb_title

Fonte: BNEWS