No Mês Internacional da Mulher a Universidade do Estado da Bahia – UNEB promove o Projeto “Mulher Solte o Verbo, que consiste na realização de rodas de conversa integralmente protagonizadas por mulheres das comunidades unebiana e externas nos diferentes setores e espaços acadêmicos da UNEB, com o intuito de proporcionar um amplo movimento de diálogo, debate, discussão e reflexões sobre as mulheres.
O Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim, realizará o projeto com o tema: 40 anos, quarentona, quarentão, quarentena: reflexões universitárias, no dia 28 de março de 2023, no Auditório do Campus VII, nos três turnos de aulas. Esse tema escolhido dá espaço para reafirmação do papel da Uneb de trazer à tona discussões importantes e necessárias no ano em que estamos comemorando 40 anos de existência no Estado da Bahia.
A primeira conversa será das 9h30 às 11h e terá como tema: “Conversa: Sobre(Vivências) trans na Universidade”. A conversa visa discutir experiências das mulheres transexuais em espaços acadêmicos, evidenciando reflexões sobre violências, aspectos socioculturais, diferenças e desigualdades.
No horário das 14h30 às 16h a conversa será com o tema: “60 +: Possibilidades e limitações”, com o objetivo de discutir sobre o preconceito e discriminação com mulheres acima dos 40 anos, que de forma heterogênea são atravessadas pelas interseccionalidades(raça, etnia, classe social, história de vida, situação financeira). As estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI – estarão potencializando a roda.
A última roda de conversa será das 19h30 às 21h, com o tema: “E agora: universidade ou maternidade?”, e tem o propósito de trazer discussões sobre os desafios em dar continuidade aos estudos em meio à maternidade, com as mães “solo”.
As discussões nas rodas de conversas serão realizadas com as discentes dos diferentes cursos, assim como com as estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI, seus desafios, conflitos, violências, conquistas, para além das situações impostas pelo patriarcado tão acirrado em alguns contextos. O projeto “Mulher Solte o Verbo” continuará no Campus VII de forma periódica, durante todo ano, com a presença de mulheres que serão convidadas para soltarem o verbo sobre diversos assuntos que permeiam vidas de mulheres geralmente invisibilizadas e em situações de vulnerabilidade.
Irenilda Maria
NAC DEDCVII/UNEB
Deixe o Seu Comentário