Abertura de estágio em Fisioterapia Intensiva e emergência na UPED ajuda na atuação das disfunções cardiorrespiratórias infantis.
Devido ao crescimento do campo de estágio acadêmico de Fisioterapia, dentro do setor de urgência e emergência, a Rede UniFTC firmou parceria com a Prefeitura de Juazeiro para realizar na Unidade de Emergência Pediátrica (UPED), atendimentos voltados aos procedimentos respiratórios de baixa e média complexidade, desde o recém-nascido até crianças de 14 anos de idade. A iniciativa busca ainda reduzir a mortalidade infantil, além de minimizar os casos respiratórios que ocorrem nesta comunidade local.
Dentro deste contexto, a rede de ensino que conta com uma unidade no município abriu, desde de junho de 2022, o campo de aprendizado na área Fisioterapia Intensiva e Emergencista. A inserção dos alunos no 10º período do curso de Fisioterapia oportuniza o aperfeiçoamento profissional, bem como, oferece apoio rápido e eficiente para as disfunções cardiorrespiratórias. Tudo isso para que não ocorra um agravamento no quadro do paciente em situação considerada de alto risco de morte.
O aluno da UniFTC de Juazeiro e futuro fisioterapeuta, Lucas Bittencourt, comenta orgulhoso da sua satisfação em exercer o papel tão importante de salvar vidas com a ajuda de técnicas da fisioterapia. “É uma forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, mostrar a importância da nossa profissão e colaborar com a saúde da sociedade. Estamos desempenhando juntamente com a equipe multiprofissional um atendimento relevante. Estou muito feliz que escolhi a profissão certa”, afirmou.
Caline Cabral, que está também finalizando a graduação em Fisioterapia na faculdade em Juazeiro, reconhece que o estágio fortalece o aprendizado. “A área vem ganhando espaço em Juazeiro. Estamos juntos com os colegas da instituição mostrando quais os benefícios que a fisioterapia respiratória pode oferecer para crianças e ajudando na recuperação deste público. Aprendemos muito com esta prática”, disse.
Prefeitura reconhece parceria da UniFTC
De acordo com a coordenadora da UPED, em Juazeiro, Sara Martins, a unidade é a única que oferece atendimento especializado em fisioterapia intensiva em quadros respiratórios. “Estes atendimentos só aumentam a cada mês e vamos continuar reforçando e qualificando a atenção à saúde da comunidade infantil”, disse. Ela destaca que a prefeitura tem o compromisso de servir a população e reconhece o apoio dos professores e estudantes da UniFTC. “A unidade vem oferecendo um serviço ainda mais eficiente para o público infantil”.
Somente durante os períodos de janeiro a abril de 2023, os atendimentos de síndromes gripais contabilizados na unidade chegaram a aproximadamente 3 mil. Em janeiro, a UPED realizou 380 atendimentos ao público e em abril deste ano, o número registrado chegou a 1414.
A fisioterapeuta intensivista do município e professora da UniFTC Juazeiro, Iana Souza, explica que a fisioterapia tem papel fundamental dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente durante as primeiras horas de atendimento, o que pode evitar a piora da doença e com isso impedir a necessidade de ventilação mecânica invasiva, modalidade terapêutica que substitui a ventilação espontânea.
“Nosso papel é crucial no tratamento da insuficiência respiratória aguda e quando evolui para ventilação mecânica, somos os responsáveis em controlar todo ciclo respiratório, desde como se inicia até como finaliza, calculando o volume e a pressão tanto no ato de inspirar como de expirar. E mesmo aqueles que necessitam de uma ventilação não invasiva, o profissional é o melhor capacitado para esta atuação”, garantiu a fisioterapeuta.
Ela complementa ainda dizendo que os profissionais atuam na ventilação não invasiva, ventilação mecânica e na oxigenoterapia, dentre outras condutas. “Após a inserção da fisioterapia, a unidade está diminuindo a gravidade dos casos e contribuindo para maior rotatividade dos leitos, além de melhorar o desfecho, reduzindo a mortalidade infantil.”, observou Iana Souza.
UniFTC e município valorizam o papel do fisioterapeuta
“Após movimentarem conhecimento em sala de aula, eles agora estão vivenciando esta experiência interprofissional na fase acadêmica. Isso facilita a atuação dos futuros profissionais ao se depararem com casos de crianças ou adultos críticos durante sua jornada profissional. Um estágio enriquecedor que vem trazendo frutos positivos dentro desta parceria público-privada”, concluiu o coordenador do curso de Fisioterapia da UniFTC de Juazeiro,Hugo Pereira.
O diretor Andrei Mello relembra que o serviço de fisioterapia na emergência não existia antes da formalização desta parceria com o município. “É mais um ato educativo que integra o itinerário formativo do estudante e o prepara para que no futuro, ele desempenhe um trabalho produtivo e de qualidade. Um projeto pedagógico que apoia e auxilia a Prefeitura de Juazeiro”.
A UPED é uma Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico de média complexidade que oferece atendimentos de urgência e emergência para crianças. A unidade funciona 24 horas por dia e fica situada no bairro Jardim Flórida, na Rua Paula Bispo de Carvalho, número 210.
|
Vânia Castro |
Deixe o Seu Comentário