Os profissionais estão cada vez mais presentes em políticas públicas de saúde e sendo procurados em diversos setores
A Psicologia está vivenciando um período de notável expansão, tornando-se uma profissão cada vez mais relevante e procurada. Diversos fatores contribuem para esse crescimento. A crescente conscientização sobre a importância da saúde mental, a diminuição do estigma relacionado aos serviços psicológicos, a demanda em uma variedade de setores e o aumento da população e seu envelhecimento são apenas alguns dos motivos pelos quais a atuação do psicólogo tem experimentado um aumento nos últimos anos.
A psicóloga Jackeline Souza, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, destaca que a sociedade está cada vez mais disposta a discutir a saúde mental, o que reduz o descrédito associado à busca por ajuda psicológica. “Isso, por sua vez, tem encorajado mais pessoas a procurarem terapeutas e psicólogos para enfrentar questões emocionais. Além disso, a pandemia desempenhou um papel importante ao sensibilizar ainda mais a população e as instituições para questões de saúde mental e relacionamentos interpessoais”.
A atuação do psicólogo se estende para além dos consultórios tradicionais. “Os profissionais estão cada vez mais presentes em políticas públicas de saúde e assistência social, sendo procurados em diversos setores, como empresas, escolas e esportes, para lidar com questões de bem-estar e desempenho. As oportunidades se estendem desde instituições públicas até organizações privadas, além da atuação como profissional autônomo”, enfatiza Jackeline Souza.
Conhecimento em movimento
Apesar da ampla empregabilidade na área, Jackeline destaca a importância de buscar conhecimento constante e acompanhar as mudanças em curso na sociedade. “Os psicólogos precisam estar atualizados com as últimas descobertas e práticas baseadas em evidências, ancorando as suas abordagens no conhecimento científico da Psicologia. A formação contínua é fundamental para que os psicólogos possam oferecer tratamentos atualizados e eficazes, mantendo os mais altos padrões éticos e profissionais em sua prática”.
Jackeline Souza que também é professora e coordenadora do curso de Psicologia nas faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro destaca que, além do aprendizado contínuo, é crucial estar atento às habilidades que definirão o profissional do futuro. “Um psicólogo deve desenvolver uma série de talentos essenciais para ser eficaz em sua prática e auxiliar os clientes no enfrentamento de seus desafios emocionais, mentais e comportamentais. Habilidades como empatia, comunicação eficaz, escuta qualificada e autocuidado são fundamentais”, ressalta ela.
Psicologia na UniFTC
Atendendo as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), o curso de Psicologia na UniFTC tem como diferencial a formação de competências básicas dos alunos voltados para a área da saúde e atuação interprofissional do estudante. “Desde a sua formação são sensibilizados para a importância do diálogo entre os diferentes profissionais da saúde com vista ao benefício do usuário do serviço”, disse a professora.
Vários recursos e ferramentas tecnológicas são utilizadas pela instituição para movimentar o conhecimento, completa Jackeline Souza. “Os alunos contam com compartilhamento de podcast, screencast, textos e acesso à biblioteca virtual; plataforma Algetec, ferramenta que gera engajamento e aprendizado e funciona como laboratório virtual; laboratórios com equipamentos para simulação realística e laboratório de informática para uso de diferentes sistemas, como o software Sniffy para práticas de Análise Experimental do Comportamento”, concluiu.
|
Vânia Castro |
Deixe o Seu Comentário